1. Ofereça novas formas de pagamento
É fato: o consumidor quer facilidade na hora de fazer uma compra. Por isso, para garantir praticidade e comodidade, invista em tecnologia e ofereça ferramentas diversas como os QR Codes e as carteiras digitais (leia-se Google Pay, PicPay, WhatsAPP Pay, entre outras). O PIX também deve ser incorporado às suas rotinas de atividades.
2. Faça das suas redes sociais um ótimo canal de vendas
Se o assunto é inovação no varejo para 2022, o social selling – em livre tradução a “venda social” – deve estar na mira da sua empresa. A tendência, que foi alavancada também devido à pandemia, diz respeito à interação e criação de oportunidades por meio das redes sociais.
Não à toa, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn já oferecem a possibilidade das vendas on-line por meio de áreas pensadas especialmente para negócios. É um tipo de relacionamento essencial atualmente no mercado varejista. O live commerce, por exemplo, está super em alta.
3. Os smartphones podem potencializar seu negócio
Se o e-commerce figura como uma das inovações do varejo para 2022, investir em uma loja virtual mobile frist – com excelente navegabilidade – é essencial. Os brasileiros utilizam cada vez mais o smartphone para fazer compras
4. Recursos de voz devem estar na lista de prioridades de investimento
É impossível falar das tendências de varejo para 2022 sem falar da experiência de compra por voz. Trata-se de uma fato presente na jornada do cliente até ele efetivar a aquisição de um produto ou serviço.
5. Invista na inteligência artificial e ofereça mais facilidade aos clientes
Se o tema é inovação para o varejo em 2022, não dá para menosprezar o atendimento on-line. Ele deve ser prioridade no seu negócio.
Além de oferecer a possibilidade de aquisição de um produto ou serviço de forma rápida e prática, garantindo, entre outras soluções, o delivery, entrega gratuita ou econômica e até mesmo a possibilidade de retirada na loja física, dedique atenção especial também à inteligência artificial.
A inteligência artificial tem muitas vantagens. Entra elas destacam-se, por exemplo, a agilidade no atendimento e a possibilidade de apresentar produtos. Isso sem falar nas vitrines inteligentes, baseadas no comportamento de navegação do possível cliente.
Avaliar e implantar muitas dessas tendências para o varejo em 2022 é mais que apostar em inovação. Tratam-se de medidas necessárias para assegurar a manutenção do seu negócio e garantir a competitividade em um cenário de disputa cada vez mais acirrada. Aposte em seu planejamento e garanta muito sucesso nos seus negócios no próximo ano!