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Saiba como expandir seu olhar sobre o branding e fidelize clientes

Saiba como expandir seu olhar sobre o branding e fidelize clientes
DNA de Inovação
ago. 26 - 4 min de leitura
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Atuando de forma estratégica a partir das dicas de Raio Lima, você vai descobrir na prática como manter seu negócio a todo vapor, além de otimizar tempo e dinheiro na busca e fidelização de consumidores

 

Com 15 anos de experiência na área de marketing, Raio Lima tem uma jornada curiosa e repleta de experiências marcantes. Para ser ter uma ideia, foi professor de piano e também é formado em Design Gráfico.

 

Pai de “7 limõezinhos”, Raio também busca na família insights que fazem toda a diferença. Esse olhar cuidadoso sobre as pessoas, entendendo suas características, medos e desejos, é a linha tênue entre o sucesso ou fracasso para qualquer negócio.

 

Ao longo dessa edição do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, Raio Lima compartilha cases interessantes, como o de uma campanha da Lacoste que, diante da má aceitação, despertou a necessidade da marca de roupas rever seu público-alvo. Afinal, a “Lalá” estava excluindo personas essenciais que consomem os produtos, até então tidos como elitizados, num nicho bem específico: o funk.

 

Essa compreensão, reitera Raio, só é possível com o reconhecimento da persona.


“Quem é o seu consumidor?”, provoca.

 

Por essas e outras razões, é preciso dedicar uma atenção toda especial à jornada do cliente. A rotina atribulada e o foco total no faturamento não devem ser desculpas jamais.

 

Tendo a persona bem definida, Raio lembra que fica mais fácil fidelizar o cliente. Aos empreendedores, um aviso:


“Sigam a sua intuição, coloquem o coração no negócio”, finaliza.

 

Checklist para um excelente branding estratégico

Para pensar o branding estratégico, vale lembrar que o processo envolve a criação de uma identidade de marca consistente e que faça parte da rotina do seu público-alvo.

 

Veja:

 

  • Aposte em pesquisa e análise. Conheça seus clientes, compreenda o que eles valorizam e quais são suas necessidades.

 

  • Faça uma análise da concorrência e identifique seu diferencial.

 

  • Ao definir a identidade de marca, determine missão, visão e valores.

 

  • Determine as personas, ou seja, saiba exatamente quem é e o que pensa seu cliente.

 

  • Investir em comunicação estratégica é essencial. Cuide do conteúdo e crie canais fortes de relacionamento.

 

  • O engajamento deve ser contínuo, assim como o monitoramento e ajustes.

 

Para que a construção do branding estratégico tenha êxito, é fundamental formar uma equipe alinhada à identidade da marca. Investir em treinamento também é uma medida bem-vinda. Só não vale deixar de lado o seu cliente, combinado?




Assista ao Episódio 🎙️

Quer mais experiências B2B? Fica a dica: confira o bate-papo de Raio Lima, diretor de marketing e especialista em branding, com a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina.



A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify)  traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.


  • Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.

 

  • Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.

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