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Saiba como aplicar a inteligência artificial no seu negócio

Saiba como aplicar a inteligência artificial no seu negócio
DNA de Inovação
jun. 21 - 4 min de leitura
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Essa tecnologia emergente está presente na vida das pessoas em todo o planeta e revoluciona as atividades nos mais diversos segmentos

Importante campo de estudo da área de TI, a inteligência artificial (IA) provocou uma revolução no planeta. Cada vez mais presente no dia a dia da sociedade, ela tem o objetivo de criar softwares capazes de aprender, raciocinar e tomar decisões, tudo isso muito próximo ao comportamento humano.

Não à toa, a IA está incorporada aos negócios e tornou-se uma das mais comentadas tecnologias emergentes. Afinal, a maneira como os clientes se relacionam com as organizações mudou e novas necessidades surgiram.

Capaz de simular a inteligência humana a partir de máquinas e outras ferramentas, a inteligência artificial tornou-se prioridade de instituições, de todos os segmentos,  em busca do melhor atendimento aos clientes. Vale lembrar da Alexa, do Amazon, e da Bia, do Bradesco, entre outros inúmeros exemplos.

Atualmente, as empresas buscam oferecer experiências em IA ainda mais eficientes e inovadoras. Prova disso é que, de acordo com o relatório “Inovação para melhorar o atendimento ao cliente: as 5 tecnologias emergentes”, da Gartner, 26% dos CIOs apostam em chatbots como o principal aplicativo baseado em IA utilizado em suas empresas.

O estudo mostra ainda que aproximadamente 70% das interações dos clientes vêm por meio das tecnologias emergentes. Nesse caso, destacam-se aplicativos operacionalizados com machine learning e chats com IA.



Conheça os principais tipos de inteligência artificial

  1. Inteligência Artificial Limitada (ANI): tem a capacidade de armazenar um enorme volume de dados e de ainda executar tarefas.

  1. Inteligência Artificial Geral (AGI): bastante próxima do comportamento humano, tem a capacidade de aprender e reagir a estímulos.

  1. Superinteligência (ASI): em fase de pesquisas e estudos, pode vir a superar a inteligência humana, ou seja, será capaz de tomar as próprias decisões e executar atividades que nem os humanos são capazes de fazer.

Fique por dentro

1.    Inteligência Artificial Limitada (ANI)

Trabalha focada no objetivo para o qual foi programada. Chamada de “IA fraca”, guarda uma grande quantidade de dados e realiza tarefas complexas.

Ela ainda tem condições de  realizar cálculos complexos com muita velocidade, mas não vai além disso. Compreende duas subcategorias:


  • Máquinas reativas: precursoras da IA, apresentam recursos mais limitados. Elas não armazenam muitos dados e reagem a apenas alguns estímulos definidos em suas configurações.

  • Memória limitada: foi uma grande evolução em relação às máquinas reativas, já que armazenam mais informações, que são utilizadas nas tomadas de decisões. Tem muito a ver, por exemplo, com as  recomendações disponibilizadas em serviços de streaming.


      2. Inteligência artificial geral (AGI)

Bem próxima da inteligência humana, age e aprende por meio de técnicas de machine learning, além de entender e reagir a estímulos específicos. Chamada de “IA forte” ou “nível humano”,  realmente executa tarefas semelhantes às desenvolvidas pelos seres humanos. 

Há duas subdivisões:


  • Máquinas cientes: com ampla visão do mundo, essas IAs  também têm a capacidade de compreensão dos estímulos que recebem para, na sequência, processarem as informações.

  • Máquinas autoconscientes: conscientes do mundo à sua volta e de si próprias, IAs desse tipo compreendem facilmente estímulos externos.


      3. Superinteligência (ASI)

Ainda é uma especulação, pois está em fase de estudos. Especialistas acreditam que pode superar a inteligência humana e  será muito abrangente.

                                               


Vantagens da IA no atendimento ao cliente

  • Melhora o relacionamento entre a instituição e o cliente
  • Garante respostas mais assertivas e imediatas 
  • Automatiza vendas e outros processos repetitivos 
  • Favorece o compartilhamento de informações entre integrantes de uma equipe 
  • Sugere ou divulga novas possibilidades de produtos ou serviços ao usuário.

 

Benefícios da inteligência artificial aos negócios

  1. Assegura um autoatendimento eficiente
  2. Garante interações personalizadas
  3. Diminui o tempo médio de atendimento
  4. Traz melhorias à experiência do cliente
  5. Permite um bom monitoramento de resultados
  6. Favorece a segurança de dados

 

Seguindo à risca todas essas dicas, a inteligência artificial tem tudo para revolucionar o seu negócio. É preciso ir além e isso é possível com o apoio dessa tecnologia emergente. Experimente!



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