DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Conheça os embaixadores do InovaRicVOLTAR

Conheça a vertical de inovação jurídica, sob o olhar de nosso embaixador Rhodrigo Deda

Conheça a vertical de inovação jurídica, sob o olhar de nosso embaixador Rhodrigo Deda
DNA de Inovação
ago. 1 - 4 min de leitura
000

A inovação está em alta em todo e qualquer segmento ou setor da sociedade

Em mais um perfil InovaRic vamos apresentar uma nova vertical de Inovação Jurídica, sob o olhar de nosso embaixador Rhodrigo Deda, formado desde 2010 em direito, advogado e jornalista. Atuou coordenando o setor de política na Gazeta do Povo, fazendo conexões com o ecossistema, mas hoje se voltou muito mais para a advocacia de startups.

Por que a inovação jurídica está em alta? Bom, se você parar para pensar logo verá que não é somente na área jurídica. A inovação está em alta em todo e qualquer segmento ou setor da sociedade. Só que a inovação na sociedade traz consigo muitas consequências, e muitas delas recaem sobre a área jurídica.

Inovar quer dizer criar novas situações, novos cenários, enfim, novos problemas, diferentes daqueles que havia antes. E o universo jurídico precisa se ajustar para as novas regras e novas maneiras de lidar com essas situações.

“É um universo que precisa estar em constante inovação.”

Por exemplo, atualmente Rhodrigo pesquisa startups em crescimento e como elas podem desenvolver atividades de privacidade do software de uma forma que fique coerente com o negócio e expectativas do usuário, além de atender à nova LGPD.

A evolução da inovação na área jurídica

O direito é uma área bastante tradicional, mas já há alguns anos vem se transformando pela digitalização e processos eletrônicos, que alteram muito a forma como se advoga.

Essa evolução pode ser categorizada em quatro grandes estágios, que se distinguem em complexidade. O primeiro estágio começou quando os documentos passaram a ser digitalizados e os processo passaram para uma plataforma online. Isso agilizou muito a burocracia e acesso à informação

Depois veio um segundo estágio que ocorreu quando os escritórios começam a utilizar a tecnologia. Mesmo sendo tecnologias simples, foi uma transformação substancial na forma como o meio jurídico estava acostumado a trabalhar.

Já atualmente vemos um terceiro estágio em que o direito começa a ser mais fortemente impactado por questões tecnológicas, que é quando começamos a pensar em jurimetria, ou seja, análise e outras formas de apoio para o advogado que estão vinculadas a técnicas de inteligência artificial. É um movimento hoje muito presente na advocacia.

E ainda tem um quarto estágio que vai impactar o direito e todo o ecossistema, que é o blockchain, alterando as práticas das atividades jurídicas, pois começamos a ter contratos que se auto executam.

Toda essa transformação torna o momento para o judiciário muito promissor para a inovação, utilizando toda essa massiva tecnologia para criar mudanças que atingirão todo o ecossistema do direito.

E qual a característica que marca o profissional inovador na área jurídica

Se engana quem pensa que para inovar na área jurídica tem que ser um profissional altamente tecnológico. O primeiro passo é gostar de estudar e ter uma perseverança muito grande, pois você não deixa de ter que entender de teoria geral do direito, do direito constitucional. Tem que entender como vai trabalhar a filosofia do direito e buscar os estudos altamente relevantes para obter destaque.

O jovem estudante de direito de hoje pensa que não precisa mais estudar direito, que é preciso só estudar negócios e criar uma startup. E isso é uma ilusão que levará a pessoa à falência, pois a atividade jurídica requer muito estudo e muita técnica.

Então, há necessidade de continuar estudando o direito por completo e com um conhecimento extremamente forte de disciplinas que vão ajudar a refletir no direito ao longo do tempo. Ética, teoria do estado, análise econômica do direito, são algumas disciplinas que trarão base para a discussão.

Se podemos definir duas características de suma importância, não só para o profissional do direito atingir o sucesso, mas também ser um profissional completo, é saber estudar e obter o espírito de perseverança.

Para atingir a inovação é preciso muito mais do que aderir a uma moda empresarial que está pegando a todos. A inovação é uma arte, é uma atividade a ser exercida todos os dias.

Visite as redes sociais de nossos embaixadores e conheça a fundo suas personalidades  

Linkedin 

Instagram 

 

Participe do grupo Conheça os embaixadores do InovaRic e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você