De olho na inteligência artificial e
em outras inovações tecnológicas que devem bombar neste ano, é hora de
aprimorar as suas ações para garantir competitividade no mercado
Não há como
retroceder: sem inovar, nenhum negócio se manterá competitivo e deve sucumbir
em um mercado cada vez mais impactado pela tecnologia. Por essa e outras
razões, vale a pena, em 2023, apostar todas as fichas na chamada inovação
incremental.
O termo, que
surgiu pela primeira vez no livro “Business Cycle”, de 1939, escrito pelo economista
e cientista político austríaco Joseph Schumpeter, ganhou ainda mais força nos
últimos anos e tornou-se imprescindível na fase pós-pandemia. Afinal, é preciso
buscar ações capazes de aprimorar ou
agregar mais valor aos processos, produtos e serviços já disponíveis em uma
instituição. Dessa forma, além de manter a relevância no mercado, é possível
garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
No momento
em que surgem com força total tecnologias como a inteligência artificial,
apostar na inovação incremental tornou-se obrigatório para qualquer
organização. Esse é o ponto de partida para implantar uma série de pequenas e
periódicas melhorias, além de preparar o terreno para novidades ainda maiores e
mais desafiadoras.
Sem grandes
aportes financeiros e com riscos calculados, a inovação incremental pode ser
adotada em etapas. Ela pode ocorrer em um setor específico (deixar a linha de
produção mais rápida ou adotar um novo recurso a um serviço/produto oferecido).
O fato é que, se realmente faz parte do planejamento estratégico de uma
empresa, ela pode colocar um negócio em posição de destaque diante da
concorrência e mantê-la com enorme relevância no mercado.
Na prática,
a inovação incremental tem um alto potencial de redução de custos. Prova disso
é que um relatório da KPMG, de 2020, revela que aproximadamente 48% das
organizações no planeta destinam a maior parte dos recursos para esse tipo de
ação. Pense nisso!
Benefícios
da inovação incremental e como torná-la
realidade
- Ela ocorre apenas quando existe muito conhecimento e grande
domínio sobre o negócio (o core business)
- Há compreensão dos anseios e demandas dos consumidores
- Riscos e custos são baixos por existir comprometimento e
envolvimento de todos os times
- Provoca um crescimento gradativo do valor do negócio a cada
melhoria estabelecida
- O processo se dá por meio de pequenas inovações contínuas e
graduais
- Fortalece e protege o modelo de negócio
- Processos colaborativos fazem a diferença e podem levar ao
sucesso da estratégia
Sem dúvida
alguma, a inovação incremental só tem vantagens. Ela ajuda, por exemplo, a
reduzir o tempo entre desenvolvimento e comercialização. Por meio dela, ainda é
possível criar novos mercados.
Se a ideia é
iniciar um processo de inovação dentro da sua empresa, esse é o melhor caminho.
Além de diminuir custos em diversas etapas, ajuda a promover o networking e
garante muitas oportunidades.
Dar espaço à
inovação aberta favorece também a incremental. Com o contato com outras
instituições, dá para avaliar erros e acertos para definir melhorias mais
assertivas com eficiência. Bora começar hoje mesmo?
Cases
famosos de inovação incremental
- Apple: o iPhone é um bom exemplo de
inovação incremental. Desde a sua criação, várias melhorias e recursos foram
incorporados ao aparelho (qualidade da câmera e reconhecimento facial, por
exemplo).
- Microsoft: o Windows, sem dúvida alguma, é
outro exemplo. A primeira interface operacional de computador acessível à
sociedade vem melhorando a cada nova versão, principalmente com recursos,
atalhos e gráficos.
- Gmail: quando surgiu, em 2004, existiam
diversos serviços de e-mail gratuitos. A inovação do Gmail, no entanto, veio ao
permitir 1 GB de capacidade de caixa de entrada por pessoa, muito acima do que
era oferecido pelos concorrentes. Desde então, só aperfeiçoou os seus recursos
e confirmou sua liderança.
- Uber: ao criar uma plataforma que agregasse motoristas particulares e oferecendo o serviço de forma centralizada, a empresa inovou e se consagrou ainda ao oferecer preços acessíveis. Sem dúvida, uma reviravolta no universo da mobilidade.
O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.
Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br , ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.
Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui!
Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡