Após um ano e meio imersos na pandemia, caminhamos para uma lenta melhora, com mais de 100 milhões de pessoas com as duas doses completas, o mercado ganha forças.
A pandemia impactou diretamente o mercado como um todo e fez com que o varejo tivesse grandes perdas, colocando empreendedores e um dos maiores agentes de nossa economia em situação de risco.
Foi ardiloso, mas o varejo pode sobreviver e por de quebra, ainda render lucros com o uso das ferramentas digitais. Em abril deste ano, o IBGE identificou que alguns setores do varejo cresceram 0,6% com relação aos meses anteriores.
E ao compararmos o mesmo período de abril de 2020, o varejo sofreu uma queda de 3,8% comparado a abril deste ano.
Contudo, para alívio de todos os varejistas, o segmento voltou a crescer e ganhar forças. Em pesquisa levantada recentemente pela CNC, subiu de 4,5% para 4,9% a projeção de crescimento do varejo em 2021.
A raiz dessa crescente varejista é a inovação buscada pelo setor, que não só rastreia novas possibilidades, mas também disponibiliza uma fonte de recursos para momentos de dificuldade.
Aliados a uma mudança de cultura inovadora e aquisição de grandes tecnologias, o varejo vai se recuperando dos abalos epidemiológicos.
Quer saber mais sobre o que rola dentro do varejo? Fique por dentro de mais assuntos do DNA de Inovação, aqui disponibilizamos os melhores conteúdos e conhecimento sobre o ecossistema do varejo, inovação e empreendedorismo.