Gilberto da Costa Filho mostra como contribui para a evolução do setor varejista, que tem muitos desafios para 2025
Apaixonado por varejo, Gilberto da Costa Filho tem boas expectativas para o setor em 2025: “Está passando por uma grande mudança. Está muito mais profissionalizado”, avisa.
Com duas décadas de experiência na área, Gilberto deixou São Paulo, há cerca de 1 ano, para fixar raízes em Curitiba. Agora, com o apoio da aceleradora Condor Connect, quer incrementar as consultorias e formações que oferece em um nível de escalabilidade maior.
Neste episódio do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, ele revela detalhes da Varejo Academy, que no ano que vem vai oferecer 3 cursos de pós-graduação voltados a demandas do setor. Ele trabalha ainda com o Método O Núcleo, que tem uma atuação 360° no segmento.
“A dor é a mesma, do cliente grande e do pequeno”, reitera.
Na prática, um dos pontos é garantir a reestruturação do engajamento de dentro para fora. O envolvimento dos times é essencial.
Gilberto trabalha com 6 soluções. Sua atuação tem como base a neurociência, a psicologia do consumidor e o sentimentalismo, ou seja, fazer as pessoas sentirem de fato.
Para quem ainda tem dificuldade de inovar no varejo, Gilberto é direto:
“O sucesso é construído e ele é constante. Não adianta você desistir de trabalhar . A questão aí é trabalhar mesmo”, encerra.
Desafios para o varejo em 2025
- Adaptação às mudanças de comportamento do consumidor: experiência integrada entre lojas físicas, on-line e outros canais, além do consumo sustentável.
- Inovação tecnológica: IA (personalização e automação de processos), realidade aumentada (AR) e virtual (VR), além de pagamentos digitais.
- Logística e Supply Chain: consumidores esperam entregas rápidas e rastreamento preciso. O setor exige ainda uma aprimorada gestão de custos, devido ao aumento de custos logísticos, especialmente com combustíveis e fretes.
- Concorrência intensa: enfrentar gigantes do e-commerce, como Amazon. Apostar em mercados de nicho, pois há necessidade de segmentação e diferenciação.
- Segurança e privacidade de dados: conformidade com regulamentações (como LGPD e GDPR) e proteção contra ataques cibernéticos.
- Apostar na cultura de experiência: criação de experiências únicas no ponto de venda físico para atrair consumidores. Investimento também em atendimento personalizado.
- Fazer uma melhor gestão de talentos: há dificuldade em atrair e reter talentos das áreas de tecnologia e inovação. Necessidade de requalificação de equipes para atender às novas demandas do mercado.
Sem dúvida alguma, as empresas que melhor se adaptarem a esses desafios estarão mais preparadas para prosperar no cenário competitivo do varejo de 2025. Cuidado também com a inflação e instabilidade econômica, que geram pressões sobre margens de lucro devido ao aumento de custos operacionais. Isso sem falar na adaptação a mudanças no poder de compra dos consumidores. Prepare-se!
Assista ao Episódio
Quer descobrir como o empreendedor pretende formar consultores de varejo? Então, fica a dica: confira aqui o bate-papo de Gilberto da Costa Filho com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina.
A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify) traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.
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