Diante dos impactos da pandemia e da crise econômica, a inovação aberta tornou-se um caminho viável para manter a competitividade no mercado e ainda conquistar diferenciais
O cenário de crise econômica que assola o planeta nos últimos anos, aliado aos efeitos causados pela pandemia de coronavírus em todos os setores da sociedade, tornou cada vez mais urgente a adoção da chamada inovação aberta. Afinal, reinvenção é a palavra de ordem para superar os desafios trazidos pela COVID-19 e por outras questões que já moviam o mundo.
Ao falar de inovação aberta, todos saem ganhando. Na prática, de uma forma bem direta, é possível que as organizações ofereçam produtos e serviços muito mais eficazes e sem perder a qualidade. Tudo isso por meio de modelos de negócios mais eficientes e estratégicos, além da adoção de campanhas de marketing assertivas.
Impulsionada pela necessidade de transformação digital, a inovação aberta também desburocratiza os processos internos, reduz custos, torna possível novas demandas de mercado e propicia a criação de tecnologias disruptivas. Um dos mais importantes ganhos é a geração de uma imagem positiva diante dos clientes e da própria concorrência.
Fora isso, a inovação aberta garante uma maior agilidade para enfrentar cenários adversos e aumentar a geração de valor (financeiros e intangíveis). Para que tudo isso seja possível, é essencial a colaboração e a interação entre os times de colaboradores com parceiros externos, que podem ser fornecedores, universidades, centros de pesquisa, concorrentes e até mesmo os consumidores.
Para que seja um caminho repleto de sucesso, é importante que a inovação aberta estruture claramente redes internas e externas para gerar oportunidades. Esses dois grupos juntos formam redes de conhecimento, ou seja, que permitem a sinergia necessária para um desenvolvimento melhor, com mais rapidez e sem a necessidade de grandes aportes financeiros.
Na prática, como uma empresa promove a inovação aberta?
◾ A inovação aberta faz parte da rotina de uma organização quando ela é capaz de se apropriar de uma ideia ou tecnologia de uma empresa parceira a um projeto. Nesse caso, entre outros objetivos, está em destaque a redução de custos, além da agilidade e da possibilidade de trabalhar com especialistas no assunto.
◾ Uma organização também faz inovação aberta quando cede um insight, tese, estudo ou tecnologia para ser desenvolvida por um stakeholder externo – pode ser uma startup ou mesmo uma universidade.
◾ Outro momento interessante é quando ocorre um spin-off. Em outras palavras, trata-se da expansão de um projeto inovador, que não está vinculado ao core business da instituição, mas que acaba demandando a criação de uma unidade autônoma para que essa iniciativa possa ser gerenciada da melhor maneira possível.
Vantagens da inovação aberta
1.Estimula o networking
Diante do modelo de trabalho, a inovação expande o networking por meio da colaboração e contribuição de agentes dos mais diferentes lugares – desde startups a órgãos públicos.
2. Democratiza o acesso às ideias
Um dos diferenciais positivos da inovação aberta é permitir a troca de experiências, conhecimentos e até mesmo a cocriação com outras organizações.
3. Permite inovar em menos tempo e com redução de custos
Criador do termo inovação aberta, o professor norte-americano Henry Chesbrough lembra que o modelo é uma das maneiras mais lucrativas para inovar, pois reduz custos, acelera o tempo de comercialização, cria uma imagem diferenciada no mercado diante da concorrência e possibilita novos fluxos de receita para o negócio.
4. É perfeita para reduzir riscos
A inovação aberta possibilita uma visão mais abrangente do mercado, além de garantir uma coleta de dados extremamente confiável.
5. Aumenta o retorno sobre o investimento (ROI)
Sem dúvida alguma, a combinação de redução de riscos, agilidade de inovação e diminuição dos custos gera um maior potencial de receita. Dessa forma, o ROI tá garantido.
Por essas e outras razões, investir na inovação aberta é mais que um diferencial. Afinal, buscar soluções diferenciadas também é sinônimo de sobrevivência em um mercado cada vez mais concorrido e acelerado. Pense nisso!