DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Para fechar 2023, uma dica repleta de sabedoria: “comece inovando pelo simples”

Para fechar 2023, uma dica repleta de sabedoria: “comece inovando pelo simples”
DNA de Inovação
dez. 11 - 4 min de leitura
000

Com mais de quatro décadas de atividades no ensino superior, Joel Souza e Silva, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), compartilha insights poderosos em relação à inovação e gestão de pessoas

Se busca um papo inspirador, prepare-se para conhecer um pouco da história e trajetória de Joel Souza e Silva. Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e consultor de recursos humanos, o profissional fez da inovação uma arma poderosa em suas atividades diárias.

 

Ainda na adolescência, entendeu na prática o conceito de competência. Ao contrário de outros estudantes, que muitas vezes deixavam a escola para já entrar no mercado de trabalho, Joel, inspirado pela mãe, foi fazer um curso técnico.

 

A escolha foi Química, mas, no decorrer dos primeiros passos em um estágio na área, percebeu que esse não era o seu caminho.


“Eu estava no 4.º ano e entrou um outro estagiário do 1.º: percebi que ele sabia mais que eu. Foi aí que compreendi que o aprendizado tem que estar diretamente ligado ao interesse. É o que hoje chamamos de competência”, reitera.

 

De fato, esse foi o ponto de partida para Joel encontrar a sua verdadeira vocação: a área de administração. Com mais de 40 anos de atividades no ensino superior, o professor é responsável por disciplinas como Gestão Estratégica, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Gestão de Patrimônio e Sistemas de Suprimentos. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Silva também é consultor de recursos humanos para entidades como MEREO Consulting e o Instituto Superior de Administração e Tecnologia (ISAT).

 

Para o professor Joel Souza e Silva, empreender começa em pequenas atitudes.


“A gente pode inovar em qualquer lugar. Em casa, no trabalho, na escola. O que eu preciso é estar concentrado para identificar oportunidades”, resume.

 

Silva lembra que a inovação vem da oportunidade. Para começar, não precisa fazer nada mirabolante. “Você começa inovando pelo simples”, finaliza. Captou?

 

“Quebrando a Cuca”

 

Para ter acesso a insights inspiradores, como compreender a necessidade das mudanças, fica a dica: confira abaixo o bate-papo de Joel Souza e Silva, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e consultor de recursos humanos, com a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina. A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.

  • Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.

Voltamos em 2024!  Boas festas!

 

 

Dicas para inovar no novo ano

  1. Abra espaço para a ação colaborativa: a inovação acontece por meio do trabalho conjunto

 

  1. Busque testar com regularidade coisas novas no seu negócio

 

  1. Inovação para todos: invista numa mudança de postura e abra espaço à participação geral, não apenas da alta liderança

 

  1. Inspiração é sempre bem-vinda: aposte em viagens, cursos e eventos

 

  1. Aperfeiçoe os pontos de contato da equipe

 

  1. Identifique os seu principais problemas

 

Bora reinventar processos em 2024? Abra as portas para a inovação e tenha acesso a um mundo de oportunidades. O desafio está lançado!

 



🎬 Assista ao Quebrando a Cuca!


Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você