DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Os desafios da inovação na indústria

Os desafios da inovação na indústria
DNA de Inovação
mai. 6 - 5 min de leitura
000


Há quase três décadas na Electrolux, o engenheiro civil Alvaro Volpato lidera importantes ações disruptivas e que trazem valiosas mudanças às rotinas na multinacional sueca


Pesquisas indicam que a Electrolux está presente em 67% dos lares brasileiros. A fabricante sueca de eletrodomésticos, que completa um século de atividades no país em 2026, tem a inovação em seu DNA e está em busca da solução de desafios que vão desde os cuidados na jornada do consumidor até a sustentabilidade.

 

À frente dessas ações de PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação), destacam-se profissionais como Alvaro Volpato, gerente do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Lavadoras de Roupa da Electrolux. Há 28 anos na organização, o engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é “pé vermelho”. Natural de Paranavaí, ele deixou o interior para alçar voos maiores na capital paranaense.

 

Volpato dividiu detalhes dessa trajetória inspiradora em mais um episódio do “Quebrando a Cuca”. No programa de streaming, ele revela como a inovação é possível em uma multinacional como a Electrolux.


“Só grandes corporações, com orçamentos robustos, podem ter uma inovação que não está atrelada ao retorno financeiro”, aponta.

 

Ao longo do bate-papo com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina, Alvaro Volpato  traz insights preciosos. No dia a dia da Electrolux, por exemplo, ele revela como são feitos investimentos voltados à inovação nos mais diferentes setores, mas sem a necessidade real de aplicá-los no futuro.

 

Na prática, explica Volpato, a inovação significa aprender também com os erros e fracassos. Os propósitos norteadores da multinacional envolvem todos os processos, entregas e operações, ou seja, impacta diretamente eixos estratégicos como a logística, relações com os fornecedores e desenvolvimento do produto. Vale lembrar que a Electrolux vai investir R$ 750 milhões em uma nova fábrica, localizada em São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana da capital paranaense, com inauguração prevista até 2026 - ano em que completa 100 anos de atividades no Brasil.

 

Volpato, que antes de ingressar na Electrolux dedicou-se à criação de um negócio próprio, quase um embrião do que hoje são as startups, tem um olhar privilegiado sobre empreender e inovar nos tempos atuais. Para quem busca referências que realmente façam a diferença, ele destaca uma dica de leitura imperdível:


“Frugal Innovation - How To Do More With Less”, de Navi Radjou e Jaideep Prabhu. “Essa obra transformou o meu ponto de vista sobre a inovação. É um livro que desglamuriza as coisas”, fala.

 



Obstáculos da inovação nas grandes organizações


  • Burocracia interna e mudanças de mindset
  • Resistência à mudança e ausência de uma cultura organizacional realmente voltada à inovação
  • Dificuldades de implementação de novas ideias
  • O desafio de equilibrar a inovação e a estabilidade operacional

 

Soluções: como grandes empresas podem inovar?


  1. Investir na cultura de inovação: valorizar a criatividade, o pensamento crítico e a experimentação.
  1. Criar uma estrutura flexível: permitir, de fato, a colaboração entre os diferentes setores e equipes.
  1. Apostar na inovação aberta: parcerias externas são bem-vindas - startups, universidades e outras instituições garantem  novas ideias e tecnologias.
  1. Investimento em P&D: recursos para pesquisa e desenvolvimento melhoram processos, produtos  e serviços.
  1. Estratégias de aquisição podem ser interessantes. Por que não adquirir startups ou outra empresa inovadora?
  1. Dedique atenção especial ao gerenciamento de riscos.

A inovação ganha múltiplas formas e particularidades nos mais diversos ambientes. Para que se torne realidade, deve ser, de fato, percebida pelos consumidores e trazer contribuições reais a toda a sociedade, além de garantir o bem-estar do planeta. Multiplique essa ideia!




 Assista ao episódio 🎙


Quer saber mais detalhes da inovação em uma grande organização? Confira o bate-papo do gerente do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Lavadoras de Roupa da Electrolux, Alvaro Volpato, com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina .





A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify)  traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.


  • Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.

 

  • Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você