DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
StartupsVOLTAR

O uso inteligente dos dados pode transformar o varejo

O uso inteligente dos dados pode transformar o varejo
DNA de Inovação
nov. 13 - 4 min de leitura
000

Além de favorecer a tomada de decisões, a análise criteriosa dessas informações possibilita a identificação de oportunidades e ajuda a personalizar a experiência do cliente

 

Você sabia que uma simples nota fiscal pode revelar muito sobre o comportamento de potenciais clientes? Para quem busca inovar no varejo, a inteligência de dados deve ser prioridade no planejamento estratégico.

 

Em outras palavras, é preciso ir além dos números para, de fato, se apropriar da riqueza de informações e caminhos por trás deles. Nesse quesito, duas startups aceleradas pela Condor Connect podem contribuir com insights poderosos para quem está disposto a empreender do jeito certo.

 

Afinal, um dado isolado não significa nada.


“Os dados são tudo, mas desde que você consiga analisá-los", fala Francisco Schiocchet Junior, CEO da Zupa.


A startup nasceu com o propósito de tornar os clientes mais conscientes sobre os próprios hábitos de compras e das variações de preços por meio do app Clube da Nota. Com o trabalho realizado, a empresa consegue passar informações preciosas aos varejistas.

 

 Francisco lembra que, a partir da análise inteligente de dados, é possível adotar uma ação gerencial importante ou mesmo modificar a política de preços.

“Se consigo extrair as informações por trás dos dados, estou fazendo o caminho correto”, fala.

 

Para Franklin Akutsu, fundador e CEO da Venfy, é fundamental se apropriar do contexto em que estão inseridos os dados.

“Não adianta ter o dado se você não sabe o que fazer com ele”, fala.

A startup aposta em um catálogo digital com pedidos via WhatsApp, ou seja, é a solução perfeita para empreendedores profissionalizarem as vendas.

 

Por meio da Venfy, sem taxas ou intermediários, basta o empreendedor cadastrar seus produtos, compartilhar o catálogo e ver a mágica acontecer. Para quem busca empreender, Akutsu tem a orientação que vale ouro.

“Saia de casa, não fique só atrás do computador programando, mandando para as pessoas. Interaja com as pessoas, conheça os seus concorrentes, veja o que eles estão fazendo, entre em contato com pessoas mais experientes, pois isso vai te ajudar a economizar muita coisa, principalmente tempo e dinheiro”, completa.

 

O CEO da Zupa, por sua vez, é direto:

“Não tenha medo. Ele é uma das grandes perversões desse mundo, pois  nos faz travar e impede que façamos muitas coisas. Não tenham medo de inovar, não tenham medo de tentar. Sejam resilientes, mas com os pés no chão”, encerra.

 

Para ficar por dentro dessas jornadas inspiradoras e ter acesso a mais insights, confira o bate-papo de Franklin Akutsu, fundador e CEO da Venfy, e Francisco Schiocchet Junior, CEO da Zupa, com Giulia Bitencourt Julio, coordenadora de inovação na aceleradora Condor Connect. A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.

 

Veja alguns benefícios da inteligência de dados no varejo

  • É essencial para compreender as movimentações do mercado e tornou-se peça-chave nas tomadas de decisões estratégicas. É o caminho para acessar boas oportunidades.
  • A tecnologia expandiu a quantidade de dados disponíveis, ou seja, essas informações valiosas devem ser aproveitadas corretamente para atingir o sucesso no setor varejista.
  • Dá para compreender o comportamento do consumidor: identificar padrões de compra, reconhecer tendências sazonais e até fazer previsões futuras. Por meio dessas análises, vêm os direcionamentos assertivos de estratégias de marketing e é possível melhorar a experiência do consumidor.
  • Essa análise cuidadosa garante uma excelente gestão do estoque. Ajuda, inclusive, a reduzir custos e garante a eficiência operacional.
  • É possível ainda detectar fraudes nos mais diversos campos.




VEJA O BATE-PAPO ABAIXO 🎬

Participe do grupo Startups e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você