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O seu sucesso depende do bom uso das soft skills

O seu sucesso depende do bom uso das soft skills
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mai. 9 - 5 min de leitura
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Dedique uma atenção especial a essas habilidades, que hoje são pré-requisito no mercado de trabalho

 

Os componentes para o sucesso da vida profissional vão muito além da graduação, especializações, cursos complementares e outros atributos, como o domínio de idiomas. Em um mercado altamente impactado pela tecnologia, o comportamento vale ouro na busca pelas melhores oportunidades. Por isso, ficar atento às soft skills é essencial.

É por meio das soft skills que um profissional pode ir muito além do conhecimento teórico. Não à toa, elas se tornaram competências mais que necessárias para vagas de gestão e impulsionam o mercado de trabalho atualmente.

Então, se você está em busca de uma excelente oportunidade na organização dos seus sonhos, fique atento a esse tema, afinal, essas qualificações estão no radar de todos os recrutadores. Vale lembrar ainda que são insumos para a inovação.

Bastante estratégicas, um líder em perfeita sintonia com as soft skills consegue ser mais objetivo e assertivo em suas decisões, fazendo com eficiência a gestão de equipes. Se ainda não está seguindo à risca esse assunto na contratação e retenção de talentos na sua empresa, é hora de mudar os seus conceitos.

Tira-dúvidas: afinal, o que eu preciso saber sobre as soft skills?

  • Compreenda bem o que são: tratam-se de características relacionadas aos aspectos social, mental e emocional, que estão completamente interligadas à trajetória e vivências de uma pessoa. Essas habilidades comportamentais tornaram-se primordiais no mercado e são resultado das experiências, valores, culturas, entre outros aspectos relacionados à rotina de trabalho e também à vida pessoal.

 

  • As soft skills são desenvolvidas na prática. Algumas são inatas, ou seja, a pessoa já nasce com esse diferencial (exemplo: falar bem em público).

 

  • Hoje, as soft skills são peça-chave para atingir melhores resultados em qualquer instituição.

 

  • Há várias maneiras de desenvolver as soft skills. O primeiro passo é reconhecer a importância e se dedicar com muito esforço para aperfeiçoá-las. Cursos relacionados ao tema, workshops e seminários são dicas preciosas para adquirir conhecimento e praticar essas competências.

 

  • A leitura de obras dedicadas ao tema e praticar a escuta ativa (prestar atenção tanto às palavras quanto à linguagem corporal da pessoa com quem você está falando) também são medidas bem-vindas.

 

  • Busque oportunidades para comandar projetos e equipes. Essa atuação favorece o desenvolvimento de habilidades de comunicação e organização.

 

  • Fique atento à inteligência emocional. Isso significa ter total controle e compreensão das suas próprias emoções e de como elas podem estar comprometendo as suas interações.

 

  • Reserve um tempo para refletir sobre como as decisões e ações de cada pessoa podem causar impactos, negativos ou positivos, sobre os outros. Esse é o caminho para construir importantes habilidades interpessoais.

 

  • As hard skills, como conhecimentos técnicos apurados, são importantes, mas não o suficiente. Hoje, o trabalho em equipe e a colaboração são decisivos para um bom resultado final. Comunicação eficiente, capacidade de ouvir os outros e de resolver conflitos são pré-requisitos de um bom líder.

 

  • O bom líder motiva e inspira todos que estão à sua volta.

 

  • Um excelente ambiente de trabalho nasce da combinação de habilidades técnicas, relacionais e emocionais.

 

  • O atendimento ao cliente, medida que pode levar ao fracasso ou sucesso total, exige empatia, paciência e a habilidade de enxergar as coisas sob a perspectiva de outra pessoa.

 

Fique atento às principais soft skills

  1.     Empatia

    Faz toda a diferença em qualquer lugar. No mundo corporativo, ela garante um relacionamento profissional aberto, humano e transparente.

  2.      Inteligência emocional

    Como já comentado anteriormente, administrar as próprias emoções de forma saudável, além de identificar o que os outros sentem, faz toda a diferença para motivar equipes e construir relacionamentos.

  3.       Comunicação

    Comunicar-se, de forma eficiente, é uma medida estratégica. Por meio dela, dá para transmitir uma ideia de forma clara e objetiva. Fora isso, evita interpretações distorcidas.

  4.       Flexibilidade

    Em posições de liderança, a regra é ser capaz de se adaptar, de forma rápida e criativa, a diferentes cenários. Estar aberto a mudanças é necessário, independentemente da posição profissional.

  5.       Criatividade

    Ideias e soluções inovadoras dependem dessa habilidade curinga. Cuide dela com bastante carinho.


Não esqueça também: ética, liderança e proatividade, confiança e otimismo, resiliência, trabalho em equipe, pensamento crítico, gestão do tempo e organização, saber trabalhar sob pressão, negociação, orientação para resultados, além de outras habilidades.

Dedique-se às soft skills e veja o seu campo de possibilidades profissionais se expandir. Esse é um dos segredos do sucesso, pode apostar.




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