Iniciamos o ano, provando que a atitude de querer fazer sempre o melhor nos move e nos força a romper barreiras. O ano que passou não foi fácil para a maioria das pessoas e empreendedores que buscam sempre o melhor de si para, assim,trilhar um caminho de conhecimento e reinvenção.
Em meados de 1880 começaram a surgir no mundo visionários, que queriam mudar o mundo como vivemos e enxergamos. Uma das figuras icônicas que fizeram a sua parte foi Henry Ford, empresário que teve uma ideia a partir de um sonho e, assim, surgiu a Ford Motor Company, empresa que mudou o modo de fabricação de tudo que conhecemos e consumimos.
Com sua sabedoria e conhecimento, John D. Rockfeller era visto como um empresário à frente do seu tempo, transformando as suas empresas em gigantes, com poderes e atuações que atingiam todo o planeta; mas mesmo com todas adversidades que enfrentara quando era jovem, não desistiu em se tornar uma figura conhecida por sua paixão e motivo.
‘'A preguiça viaja tão devagar que a pobreza logo a atinge’'
Benjamim Franklim
O que todos esses empreendedores tem em comum chama-se motivo, palavra que muitos deles têm em mente e não dispensam por nenhum impropério e tampouco pelos desafios que os cercam. Napolean Hill citava em seus livros que ficar rico começa com a mentalidade — acreditar que você acumulará riqueza: “A quantidade de dinheiro é limitada apenas pela pessoa em cuja mente está o pensamento. A fé remove as limitações!”
O poder de transformar e realizar cabe a cada um de nós. Buscamos essa força interior que muitos sabem que existe, mas poucos a usam; a zona de conforto é perigosa e ceifa muitos sonhos.
Homens que mudaram o mundo interiorizam as suas definições e lugar, trabalhando arduamente atéalcançar o seu propósito e motivo.
“Sonhar grande e sonhar pequeno da o mesmo trabalho.”
Jorge Paulo Lemann
Motivação significa um movimento para ação.
Não é difícil entender esse conceito partindo do nosso senso comum. A motivação é o que nos impulsiona a agir e a tomar decisões.
Mas não o agir mecânico, sem consciência. Quando estamos motivados, há algo em nosso interior que nos instiga a isso. Há uma força interna que nos leva a realizar coisas.
Então, quando dizemos que estamos desmotivados, não necessariamente vamos deixar de fazer algo, mas sim que essa ação será realizada superficialmente.
Mas a motivação não se refere apenas ao exercício profissional — mais que isso, o estado de desmotivação é capaz de alcançar outros setores da vida.
Um relacionamento amoroso que é mantido por comodismo; uma faculdade que é continuada por pressão social; um projeto que não é abandonado porque, a essa altura do campeonato, não compensa voltar atrás.
Sensações péssimas, né?
Sim, mas muito comuns. Acontece que, por mais que a motivação seja essencial para as realizações pessoais e profissionais, é um sentimento muito inconstante. Tanto fatores externos como internos podem afetá-lo.
Conclusão
Como citamos através de vários exemplos, os empreendedores são pessoas que têm paixão e visão – uma mistura explosiva, que fica sempre acesa e não se apaga mesmo com todas as adversidades possíveis e cenários em que énecessário inovar a todo instante para não ficar no último lugar da fila ou esquecido.
Às vezes temos que olhar para dentro de nós mesmos e buscar a força interior pois, se falhar a auto ajuda, busque a ajuda do alto. Essa energia éinfinita e está aí para que todos tirem o máximo de proveito. Certamente, os grandes nomes da indústria têm o poder invisível, mostrando ao mundo como se deve ser usado.
"Às vezes é preciso parar e olhar para longe, para podermos enxergar o que está diante de nós.”
John F. Kennedy