Empreendedor nato, o advogado Pedro Camargo e seus sócios abriram um escritório com foco no ecossistema de inovação
Diante dos inúmeros desafios envolvidos na criação e consolidação de uma startup, os empreendedores acabam não priorizando os aspectos jurídicos. Há pontos, no entanto, que merecem atenção especial logo no início dessa jornada.
Pensando nisso, o advogado Pedro Camargo, que abriu e fechou duas startups, viu aí um mercado promissor.
“Eu e meus dois sócios tínhamos o sonho de abrir um escritório. Somos amigos e vínhamos de mercados tradicionais, imobiliário e da construção civil. Não nos encaixamos com a persona que o mercado procura”, fala.
Deixando de lado o juridiquês e o terno com a gravata, Pedro e os sócios apostam na mentalidade negocial e colaborativa para fazer a diferença. Não por acaso, Camargo também é mentor no Vale do Pinhão, movimento curitibano em prol da inovação.
Neste episódio do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, Pedro Camargo compartilha detalhes jurídicos essenciais que devem estar no radar de qualquer startup.
“A segurança jurídica agrega valor à startup”, fala.
No escritório, Pedro trabalha com uma espécie de streaming jurídico, ou seja, é oferecida uma assinatura e um portfólio de entregas.
“Há um padrão de demandas a serem seguidas”, fala o advogado.
Para os startupeiros de plantão, Pedro lembra que destacam-se principalmente questões relacionadas aos aspectos societário, contratos e propriedade intelectual.
“Trabalhamos moldando o discurso realmente com o que a empresa precisa”, completa.
Checklist jurídico para uma startup
As questões jurídicas são primordiais para o sucesso e a segurança das startups. Afinal, esses aspectos ajudam a estruturar a empresa, proteger seus interesses e reduzir riscos.
Veja:
- Garantem a constituição legal da empresa
- Asseguram contratos bem elaborados
- São primordiais para obter a proteção da propriedade
intelectual
- As questões jurídicas
garantem que a startup esteja conforme a legislação vigente
- Facilitam a captação de investimentos
- Possibilitam a gestão de riscos e facilitam as relações trabalhistas
Em outras palavras, o cuidado com as questões jurídicas permite que uma startup opere de forma legal, segura e eficiente, além de assegurar suporte estratégico para seu crescimento. Pense nisso!
Assista ao Episódio!
Quer saber por que o advogado recomenda o canal Akitando, de Fabio Akita? Se curte IA, não deixe de acompanhar. Por essa e outras razões, fica a dica: o bate-papo de Pedro Camargo com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina.
A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify) traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.
- Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.
- Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.