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O cliente é a peça-chave para o sucesso da inovação

O cliente é a peça-chave para o sucesso da inovação
DNA de Inovação
jan. 14 - 5 min de leitura
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Se a sua empresa pretende atingir resultados melhores e crescer ainda mais em 2023, aposte na interação com o consumidor para alcançar voos mais altos

 

Sem dúvida alguma, o cliente potencializa a inovação. Na prática, eles são os parceiros mais inovadores de qualquer negócio.

 

Prova disso é o resultado de uma pesquisa da PWC, na qual 54% das empresas consultadas afirmam que a estratégia de engajamento do cliente é fundamental para a inovação desde a concepção do produto em estágio inicial. Não à toa, um terço das instituições inovadoras participantes veem os consumidores como seus aliados para o estabelecimento de estratégias, revisão de processos e para a concepção de novos produtos.

 

Afinal, cabe às empresas compreender qual é o papel do cliente. É ele que vai avaliar se a marca está cumprindo tudo o que prometeu e fazendo as devidas entregas esperadas. Diante desse quadro, é primordial que o consumidor faça parte do fluxo de geração de ideias e esteja envolvido também em tempo real nas mais diversas fases.

 

Por essas e outras razões, as grandes organizações mundiais já compreendem que há um grande retorno de investimento quando há ações para a melhoria da experiência do cliente. Envolvê-lo é um diferencial competitivo e que pode potencializar muito o negócio.

 

Não esqueça: empresas que entregam valor aos clientes também conquistam vantagem competitiva. Diante de um mercado cada vez mais acelerado e com tantas inovações tecnológicas, trata-se de uma carta na manga que não pode ser desprezada.

É por meio da inovação que as instituições garantem soluções exclusivas aos clientes e ainda agregam valor à sua área de atuação. É um movimento que só traz benefícios a todos os envolvidos.

 

Diante desse cenário, é interessante ir além do conhecimento gerado internamente na empresa. A inovação aberta acaba se tornando um caminho promissor para ampliar o networking e buscar ideias de parceiros externos.

 

Essa troca saudável é rica, pois permite, por exemplo, aprender com as experiências de outras organizações. Empreendedores, de fato inovadores, passam a perceber o envolvimento do cliente como peça-chave para assegurar um atendimento de excelência e a melhor jornada ao usuário.

 

Se o cliente ainda não está presente nas suas tomadas de decisão, reveja urgentemente o seu planejamento estratégico. Essa aliança deve ser duradoura, sincera e será o divisor de águas para o fracasso ou sucesso.

 

Caminhos para engajar, de forma eficiente, o cliente

 

1.   Crie um vínculo emocional

A empresa tem que ser emotiva. Isso significa fugir do “contato frio”, ou seja, o atendimento deve ser humanizado. Crie uma comunicação nessa linha.

 

Veja algumas ideias:

 

  • Escolha alguém da sua equipe para ser o rosto da comunidade on-line, uma espécie de representante.
  • Mensagens e notas personalizadas nas redes sociais e e-mails fazem a diferença.
  • Use fotos dos times em fóruns e outros canais de mídia no lugar do logo da instituição. Aposte em respostas de especialistas para sanar dúvidas, problemas e criar uma aproximação com o consumidor.

 

2.   A personalização deve ser uma meta real

Os clientes querem produtos ou serviços customizados de acordo com as suas preferências. Não à toa, isso é realidade em gigantes como Amazon e Netflix.

Aprender com os players é essencial para capitalizar em cima das principais tendências do mercado atualmente. Pense sobre isso.

3.   Faça pesquisas sobre os seus clientes

Dominar profundamente o público-alvo vai auxiliar em qualquer decisão relevante ao futuro do negócio. É preciso conhecer os padrões de comportamento do cliente.

Por meio de análises abrangentes para compreender esses dados, dá para executar mudanças e obter excelentes resultados. Aposte em formatos on-line curtos e agradáveis, já que os consumidores podem ficar desestimulados com pesquisas longas. Enquetes e perguntas rápidas nas redes sociais funcionam bem. Avalie com calma.

4.   Ofereça vantagens

Concursos culturais também são bem-vindos, afinal, todo mundo adora receber prêmios e mimos. Ofereça ainda cupom de desconto e libere ofertas exclusivas no seu e-commerce.

 

5.   Aprimore a experiência de unboxing

A embalagem gera experiências únicas ao cliente. Invista nesse momento de magia. Consulte, inclusive, a possibilidade de contratar um fornecedor para essa tarefa.

Para fechar, lembre-se: construa uma marca com propósito e traga sempre novidades. Pode apostar que a interação com os seus clientes será imediata. Com essas dicas, dá para tornar realidade um 2023 com grandes negócios. Boa sorte!

 


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