DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Soft SkillsVOLTAR

O capital humano impulsiona a inovação

O capital humano impulsiona a inovação
DNA de Inovação
mai. 16 - 4 min de leitura
000

⚠️Você pode escutar e ver o Quebrando Cuca ao final dessa matéria.


Entender a importância das pessoas no desenvolvimento de qualquer negócio é o primeiro passo para atingir o sucesso


Esqueça a ideia de que o capital humano se limita ao quadro de colaboradores de uma empresa. Essa expressão pode ser traduzida como o combustível necessário para alcançar a inovação. 

Por isso, valorizar e apostar no desenvolvimento dos times é essencial para atingir os melhores resultados. Por essa e outras razões, o capital humano engloba tudo o que diz respeito às características e habilidades dos profissionais, que não se limitam à função que exercem. A jornada de um cada um deles e as experiências acumuladas fazem toda a diferença.

Esse olhar mais amplo e completo deve nortear as ações do RH. Charmoniks Heuer, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) e gestora de RH do Condor SuperCenter, chama a atenção das lideranças dessa área para o cuidado na busca e retenção de talentos.


“Faça um RH estratégico, mas sem esquecer o olhar sobre as pessoas”, alerta.


Na prática, Charmoniks lembra que uma palavra deve servir de mantra em qualquer instituição: engajamento. “As pessoas têm que estar felizes nesse ambiente e perceber que as suas ideias são bem-vindas. Todos os colaboradores querem ser valorizados”, completa.

Com mais de duas décadas de atividades na gestão estratégica de pessoas, Ricardo Pereira mostra a força do capital humano na própria definição de inovação. “Se for pegar pelo conceito, transformar ideias em negócios relevantes, criativos e que agreguem valor, não dá para esquecer que quem faz isso são as pessoas”, completa.

Especialista em gestão de desempenho corporativo na Alperman, Ricardo lembra que a inovação é baseada nas pessoas.


"As pessoas são o pilar principal da inovação”, reitera.


Se a inovação depende de pessoas orientadas para buscar soluções disruptivas, Pereira faz uma analogia com o futebol.

Mais do que nunca, os squads devem ser realidade nas organizações. Para ele, as lideranças precisam propiciar longas jornadas de treinamento em detrimento do tempo de jogo. “Inovar é trazer mais conhecimento para dentro da empresa”, diz. Dessa forma, as chances de marcar gols, ou melhor, atingir resultados, são potencializadas.


Vantagens de valorizar o capital humano

  • Garante uma maior retenção de talentos: sentido-se valorizado, o colaborador “veste a camisa” da empresa. Dessa forma, o profissional fica mais proativo e disposto a se aperfeiçoar.

  • Ao estimular e favorecer o aprimoramento constante da equipe, ela se torna mais capacitada e preparada para desempenhar as suas funções.

  • A valorização do capital humano também cria um ambiente de trabalho mais saudável. A organização só ganha com uma rotina sem estresse, brigas e intrigas, ou seja, todos se comprometem em desempenhar da melhor maneira possível as suas atividades e sem perder tempo com questões não relevantes.

  • Dá para arriscar com responsabilidade, afinal, experimentar faz parte de um ambiente inovador. Colaboradores capazes de avaliar riscos podem criar cenários seguros para que as mudanças ocorram de maneira planejada e cautelosa.


Jamais limite a responsabilidade do capital humano ao RH. Os gestores devem ser líderes, de fato, e a organização precisa ter uma cultura organizacional que favoreça práticas bem-sucedidas nesse sentido.


Dicas para desenvolver o capital humano


  • É fundamental implantar um plano de carreira e bonificações

  • As rotinas de atividades devem assegurar uma maior autonomia e engajamento dos times

  • Investir no desenvolvimento da liderança deve ser regra geral

  • Ofereça oportunidades de capacitação e treinamentos

  • Promova o intraempreendedorismo e aposte em um programa de ideias


Com base em todas essas orientações, lembre-se: a não compreensão da necessidade de valorizar e investir no capital humano pode trazer muitos entraves para a inovação. Deixar bem claro qual é a missão da empresa também é primordial, pois o seu crescimento depende dos colaboradores entenderem o propósito da instituição, que deve ser o foco e o desejo de todos.

A inovação acontece pelas pessoas. Aposte também na diversidade e inclusão, que reforçam o respeito às diferenças e trazem inúmeros benefícios. Esse compromisso favorece a criatividade, além de assegurar outros ganhos. Pense nisso!





🎙️ESCUTE AO PODCAST!




🎬 ASSISTA À LIVE!


Participe do grupo Soft Skills e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você