DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

O ano em que todo mundo pode investir em startups

O ano em que todo mundo pode investir em startups
DNA de Inovação
mar. 1 - 4 min de leitura
000

⚠️Você pode escutar e (ou) ver o Quebrando Cuca ao final dessa matéria.


Você sabia que pessoas físicas também podem fazer aportes pequenos voltados à inovação?

 

O cenário de investidores em 2023 promete muitas novidades em prol da inovação. Desde 1º de julho de 2022, quando entrou em vigor a resolução para a oferta pública de distribuição de valores mobiliários, também chamada de CVM 88, a regulamentação definitiva do ecossistema de startups no Brasil ganhou ainda mais força.

 

A instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) torna possível mais investimentos de pessoas físicas nessas empresas. Tudo isso por meio do equity crowdfunding. Na prática, trata-se do investimento de grupos de pessoas para o financiamento público de uma empresa, que garante a participação societária.

 

Veja sobre o que dispõe a Resolução CVM 88: “A oferta pública de distribuição de valores mobiliários de emissão de sociedades empresárias de pequeno porte realizada com dispensa de registro por meio de plataforma eletrônica de investimento participativo”.

 

Em linhas gerais, a Resolução CVM 88 define como será a regulação das plataformas de equity crowdfunding e permite que o investidor pessoa física se cadastre em uma plataforma que apresenta uma relação de startups pré-selecionadas. Os interessados têm acesso a dados financeiros e jurídicos, como histórico da empresa e dos sócios, modelo de negócio e projeções financeiras, além de assinar digitalmente um contrato de investimento. Vale lembrar que toda essa operação de investimento participativo ocorre de forma on-line.

Para Carlos Klein, um dos grandes nomes do empreendedorismo e da inovação, é preciso que o investidor entenda que as startups envolvem investimentos descorrelacionados. Em outras palavras, são aportes de longo prazo e pouco sujeitos às oscilações verificadas em tempo real no mercado.

Como diretor de investimentos da Ventiur Aceleradora de Startups, Carlos Klein tem uma visão ampla do mercado de startups. Ele lembra que os investidores devem diversificar o capital disponível em mais de uma empresa.

Klein lembra que, de maneira geral, apenas 33,3% delas dão o resultado esperado. Na mesma proporção, outras deixarão de existir ou ficarão no 0 a 0 diante do que foi investido.

Diante desse quadro, é preciso buscar um olhar amplo sobre o mercado e o apoio de especialistas. “Cada investidor precisa ter a sua tese. Isso envolve uma série de questões que devem ser levadas em consideração”, completa.

Teses do investidor

Além de buscar aportes diversificados, o investidor deve, por exemplo, agregar valor àquilo em que está investindo  Ele ainda deve levar em conta as suas características pessoais e a tolerância ao risco.

Para Klein, a “democratização da inovação” só traz vantagens.

“Cria-se uma comunidade de apoio e aumentam as chances dessas empresas obterem o sucesso”, destaca.

O caminho para se tornar um investidor de startups inclui muita preparação e a troca de experiências com quem entende da área. Carlos Klein reforça que o estudo é sempre bem-vindo. “Nós oferecemos, inclusive, cursos sobre o assunto. É importante investir, experimentar, sentir as dores. Sempre com muita cautela”, completa.

Para 2023, as projeções sobre o cenário de investimentos em startups ainda é nebuloso. O especialista lembra que os números, de várias instituições de referência na área, são controversos. O aumento da taxa de juros é um problema, mas Klein reforça que a Ventiur, que tem uma década de atividades voltadas ao incremento do ecossistema de inovação, tem planos ambiciosos.

Em 2022, 22 startups receberam investimentos e para este ano a meta é dobrar. “Vamos ver o que vai acontecer”, diz.

Independentemente dos movimentos da economia, uma coisa é certa: há muitas boas possibilidades em torno do universo das startups. Por isso, se você é empreendedor, jamais deixe de lado o brilho nos olhos e a dedicação integral. Esses atributos atraem investidores para auxiliá-lo nessa jornada. Pense nisso e prepare-se para fazer excelentes negócios!

 

 

🎬 ASSISTA À LIVE




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você