DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Não tem outra saída: é preciso inovar!

Não tem outra saída: é preciso inovar!
DNA de Inovação
ago. 3 - 5 min de leitura
000

 

Itamir Viola, CEO da Viasoft, compartilha insights inspiradores e revela por que a inovação é uma medida obrigatória hoje no mercado

Quem quer entender como vai ser o futuro precisa olhar para o consumidor. A frase, uma bela provocação do CEO da Viasoft, Itamir Viola, é essencial para entender por qual razão a inovação se tornou obrigatória para qualquer empresa no mercado.

Com mais de 30 anos de experiência em gestão e tecnologia, Itamir é direto:
 

“Olhe primeiro para o consumidor e depois para as tecnologias. Jamais faça o contrário. É o consumidor, utilizando as tecnologias, que impõe o ritmo das inovações”, completa.


Com um olhar bastante apurado sobre as evoluções que tomam conta do planeta neste momento, Itamir Viola chama a atenção para a necessidade de mão de obra especializada para dar conta das demandas tecnológicas. As mudanças, aceleradas ainda mais diante da pandemia, exigem uma união das organizações em prol de projetos que incentivem essa formação de pessoal realmente capacitado.

Nesse cenário, Viola assumiu a missão de trabalhar em prol da expansão do ecossistema de inovação. Para atingir tal objetivo, há 4 anos o profissional encabeça o Viasoft Connect.
          

https://media-exp1.licdn.com/dms/image/C4E03AQHd6HzgnKyl1g/profile-displayphoto-shrink_800_800/0/1611180446355?e=1665014400&v=beta&t=Q8St9MXjVYgAKO1XP9TjyJnoLK68OIvizFrQcE5Wt6c

    

Vale a pena lembrar que o Viasoft Connect é o maior evento de inovação em gestão empresarial do Brasil e reúne nomes de destaque no país, além de convidados internacionais que são referência no assunto.  Para 2023, a ideia é que cresça ainda mais.  A edição deste ano, realizada em junho,  reuniu quase 10 mil pessoas.

Ações como essa, na avaliação de Viola, ampliam a definição de inovação aberta. Muito mais que promover a sinergia entre organizações, startups e universidades, por exemplo, o conceito passa a englobar tudo aquilo que ajuda a potencializar essa disrupção necessária no mercado.

 

Inovação são as pessoas

Para Viola, sem dúvida alguma, a tecnologia é a matéria-prima para que a inovação se torne realidade. Para o profissional, no entanto, ela só se torna realidade se impacta de fato a vida das pessoas.

Para qualquer empreendimento, seja uma empresa pequena ou de grande porte, Itamir não vê outro caminho a seguir:
 

“Invista em inovação. Não tem outra saída”, completa.


Apesar de todo o burburinho em torno do metaverso, o profissional lembra que a grande revolução ainda está por vir e será realizada pelas empresas tradicionais por meio das inovações em produtos e serviços.
 

“Há um emaranhado de evoluções no mercado. O metaverso ainda é baseado em muitas promessas, mas com poucos resultados efetivos, pois ele ainda encontra muitas barreiras”, completa.

 

Chega ao fim a primeira edição do Viasoft Connect - VIASOFT

As startups são estratégicas

Em relação às startups, apesar de existir um temor dos investidores em fazer aportes nessas empresas no momento, Viola lembra que elas são estratégicas e devem ser cada vez mais valorizadas:

“São elas as responsáveis pela aceleração da inovação”, diz.

A mudança de paradigma, lembra Itamir, é cuidar para dirigir investimentos realmente a bons projetos, que, por consequência, terão potencial de geração de lucros.

O consumidor, avalia Viola, está ávido por novidades.

“Se você não investir em inovação, o seu concorrente investe e você fica fora do jogo”, adverte.

   
                        Se a sua empresa tem dificuldade de encontrar a melhor forma para inovar, Itamir Viola fala que não há motivos para complicar iniciativas em prol desse processo.
 

“Pode começar por medidas simples, básicas mesmo. Pode ser a implantação de um processo de ideação ou mesmo buscando formas de ouvir os colaboradores”, reitera.


Viola ressaltou que, em termos de Data Science, virão muitas inovações impactantes em breve e o profissional ainda destaca os ganhos por trás da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “Ela é madura, bacana e necessária”, completa. Para o profissional, a exemplo do Código de Defesa do Consumidor, deve ser uma legislação que será incorporada efetivamente à rotina de toda a sociedade.

“Essa inserção será um pouco mais lenta, pelo menos 10 anos, mas com certeza vai ocorrer”, avalia.

 

Itamir Viola: idealizador do maior evento de inovação aplicada aos negócios  do Brasil, o Viasoft Connect. - VIASOFT

Sem dúvida alguma, inovar é preciso!


 


O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.

Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br, ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613. Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui!

Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡  
 

Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você