DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Não duvide do poder da psicologia organizacional

Não duvide do poder da psicologia organizacional
DNA de Inovação
ago. 9 - 5 min de leitura
000

⚠️Você pode escutar e ver o Quebrando Cuca ao final dessa matéria.



A psicóloga e professora Deise Bautzer, autora de várias obras relevantes na área, mostra como esse cuidado com a gestão do recurso humano é essencial para inovar e alavancar resultados

 

Há pelo menos 30 anos, Deise Bautzer deixou o lado clínico da psicologia para se dedicar a uma atuação mais voltada às organizações. Com foco em consultoria e reestruturação estratégica, a profissional, que também atua no meio acadêmico, percorreu todo o Brasil e vivenciou experiências nos mais diferentes segmentos - de hospital veterinário a farmácia.

 

Apesar de ser um termo que ganhou mais popularidade na última década, Deise, há 20 anos, tem se debruçado sobre os diferentes aspectos da inovação e seus impactos nas empresas.


“O termo vem dos anos de 1950, quando surgem os ciclos econômicos da economia moderna”, fala.

 

Bastante curiosa, Deise Bautzer sempre teve interesse pelo estudo dos modelos mentais e da compreensão da formação do mindset, que pode transformar realidades. De lá para cá, tornou-se autora também de títulos importantes na área, como “Inovação: Repensando as Organizações”, da Editora Atlas.

 

A publicação traz diversos insights interessantes: “O grande desafio está em gerenciar os conflitos e os riscos que a prática da mudança nos impõe dentro das empresas. Temos a grande oportunidade de repensar as organizações com o foco voltado para a competência das pessoas, para a eficiência dos sistemas de gestão, para a velocidade da informação e, sobretudo, para a real capacidade que as empresas possuem ou não de inovar”, descreve a autora.

 

Deise reforça que estamos vivendo uma revolução que tenta reencontrar seu lugar no desenvolvimento humano, momento em que o conhecimento aporta às estratégias organizacionais vencedoras.


“É nesse cenário que a inovação surge novamente como um paradigma que reflete a nossa inquietação e o nosso fascínio pelo novo. Queremos viver cada dia de forma diferente. Queremos mais opções e estamos mais atentos àquilo que realmente nos faz a diferença. Queremos uma chance de reconstruir os dias e as histórias”, complementa.

 

De fato, a psicologia organizacional é essencial para uma instituição adotar uma gestão estratégica, que tem o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida interna do colaborador. Ao saber gerir seu principal ativo, que é o trabalhador, a empresa é capaz de se antecipar, identificar e resolver conflitos.

 

Além de todos esses benefícios, é por meio desse cuidado que é possível promover o engajamento necessário, o aumento da produtividade, ou seja, medidas que serão primordiais para alavancar resultados. Pense nisso!

 

Inovar é preciso

Provocativa e reflexiva em suas falas, Deise Bautzer diz que inovar é preciso sempre, afinal, as pessoas mudam.

“Ela é consequência do processo de mudança. É orgânico, é natural. Acontecerá. Por isso, cabe a cada um de nós entender que preço vai pagar por essa mudança: é pelo amor ou pela dor”, diz.

 

A psicóloga convida todos a uma reflexão pra lá de essencial nos dias de hoje: “Qual é a sua competência? O que te diferencia das 8 bilhões de pessoas que vivem na face da Terra? Onde está o seu desejo? Se o que você faz de melhor estiver alicerçando a sua vida profissional, você está no caminho do sucesso”, dispara.

 

Se a resposta for não, a especialista lembra que a vida cobra essa fatura, ou seja, a insatisfação vira ansiedade e outros  problemas graves de saúde, como infarto e burnout, devido à má utilização das suas competências.

“Para que eu possa inovar, colocar essa roda pra girar, preciso ter certeza que a minha competência está no lugar certo. Então, pense sobre isso”, finaliza.

 

Para encerrar, fica a dica: clique aqui e confira o bate-papo de Deise Bautzer  com a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina. A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.



🎙️🎬


Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você