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Muita atenção antes de calcular e validar o seu MVP

Muita atenção antes de calcular e validar o seu MVP
DNA de Inovação
mar. 2 - 5 min de leitura
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Saiba que determinar o chamado “Produto Mínimo Viável” é um enorme desafio, ou seja, concluir essa etapa e chegar ao valor de uma boa ideia, antes mesmo de lançá-la no mercado, é um processo que exige bastante cuidado

 

Quem está empreendendo e dedicado a colocar uma startup para rodar, com certeza já se deparou com o conceito do Minimum Viable Product (MVP). Na tradução para o português, o “Produto Mínimo Viável” pode ser interpretado como a versão mais simples e reduzida de um produto ou serviço (inclusive, de apenas uma parte) empregando o mínimo de recursos (tempo e dinheiro) possíveis para entregar, de fato, a principal proposta de valor da ideia.

 

O MVP, que pode ser validado antes do lançamento de um produto, tem suas origens no berço do empreendedorismo, no Vale do Silício, nos EUA, e veio à tona ao lado da definição de lean startup. Na prática, no entanto, é importante ressaltar que a execução é o principal desafio para os criadores de produtos e serviços.

 

Caso ainda não tenha muita familiaridade com o termo, vale lembrar que a ideia central do MVP está em otimizar o uso dos recursos de maneira a assegurar a maximização do retorno. Desse forma, ele é importante para validar o retorno de um produto, mesmo que ele ainda não esteja 100% concluído.

 

Para obter um bom MVP, é preciso doses generosas de criatividade e raciocínio para chegar a uma versão simplificada do que pretende disponibilizar no mercado. Nessa construção, dá para testar a receptividade do seu produto entre os consumidores e, tendo como base esse feedback, elaborar hipóteses sobre como a sua ideia atende a uma determinada demanda.

 

Se está buscando referências para dar passos maiores rumo à elaboração do MVP, busque apoio na metodologia Growth Hacking. Ela está muito apoiada nesse conceito e os experimentos se igualam aos MVPs, sendo adotados apenas quando o resultado é positivo. Inclusive, várias versões do MVP podem ser testadas antes de efetivamente implantar a solução real.

 

Como seria um exemplo prático de MVP?

 

Digamos que o seu modelo de negócio seja de um quiosque de hambúrgueres gourmet. Tendo tudo o que deseja fazer colocado no papel, siga os seguintes passos:

 

  1. Buscar formas de investir no mais incrível quiosque possível, bem personalizado e que garante a entrega dos melhores hambúrgueres da cidade.

 

  1. Investir toda a energia na criação do seu produto principal (os hambúrgueres, acompanhamentos - molhos e maionese - e guarnições) para que seja realmente o mais desejado da sua região.

 

Você precisa, acima de tudo, definir qual é a proposta principal de valor do seu quiosque de hambúrgueres gourmet no MVP: oferecer a melhor variedade de tipos de hambúrgueres da cidade? Apostar em molhos e maionese diferenciadas?

 

Diante da implantação do MVP, dá para prever o redirecionamento do seu negócio diante de resultados bons ou ruins. Lembre-se: é muita sorte acertar o alvo logo na primeira tentativa. Por isso, jamais coloque todas as fichas em um único palpite, pois é muito arriscado.

 

No caso do MVP para o quiosque de hambúrgueres gourmet,  o potencial tem que vir de feedbacks reais. Isso vai tornar o seu negócio muito mais estruturado, consciente e previsível.

 

Dicas essenciais para criar um MVP

 

  1. Dedique sua energia à proposta de valor central e à criação da hipótese. É por meio desse estudo que vai conseguir definir o nível de demanda da sua solução.

 

  1. Invista e faça o benchmarking para buscar os melhores caminhos. Aprender com os erros dos outros tem muitas vantagens: é muito mais barato e otimiza o tempo de desenvolvimento.

 

  1. Antes de validar ou testar qualquer MVP, não esqueça que é preciso compreender o que é um resultado bom ou ruim e como mensurá-lo. Se essa alternativa for complicada, reavalie como validar a tração no mercado.

 

  1. É necessário um contexto real e viável para aplicar o seu MVP. Não seja amador, isso vai muito além do ok de amigos e familiares.

 

  1. Crie métricas para o seu negócio. Apenas por meio delas será possível chegar aos aprendizados essenciais para intensificar os acertos e combater os erros.

 





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