DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Mapa da Empatia: um olhar diferenciado para o cliente

Mapa da Empatia: um olhar diferenciado para o cliente
DNA de Inovação
mar. 22 - 6 min de leitura
000


A boa utilização dessa ferramenta é a garantia de excelentes negócios

 

Praticar a empatia diariamente é um passo importante para compreender e conhecer de fato o seu cliente. Adotando isso como regra geral, você atinge e atende perfeitamente a todas as necessidades específicas dele e ainda fortalece esse relacionamento.

 

Essa premissa reforça a ideia de que o consumidor precisa estar sempre no centro de qualquer produto ou serviço. Esse cuidado, um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso, ganha mais fôlego com o uso do Mapa da Empatia.

 

Por meio dessa ferramenta, um Canvas específico que serve para provocar reflexões sobre os anseios e pensamentos dos clientes, dá para determinar como essas questões influenciam nos produtos e serviços. Afinal, a empatia é o caminho para desenvolver toda a jornada do consumidor, tendo em seu radar as preferências, o comportamento e a melhor forma de se comunicar.

 

Por essas e outras razões, o primeiro passo é entender o real significado do Mapa da Empatia. Simples e  bastante visual, esse recurso permite descobertas poderosas sobre os clientes. É a peça-chave para medir e entender a audiência de serviços e produtos, tanto dos consumidores quanto dos seus principais concorrentes.

 

O Mapa da Empatia segue quatro quadrantes:

 

  • Pensando
  • Vendo
  • Fazendo
  • Sentindo

 

Obs.: ele pode incluir ainda dores e necessidades.

 

Afinal, por que preciso aplicar a empatia nas minhas rotinas?

 

Até aqui, já foi possível entender o ponto de partida básico do Mapa da Empatia. Por que será que essa questão é tão essencial e estratégica?

 

Simples: compreender o sentimento dos semelhantes, tendo a sensibilidade de se colocar no lugar dos outros, além de buscar saber quais são as razões de seus comportamentos e benefícios, só traz vantagens no universo dos negócios. Observe:

 

  1. Garante o entendimento total de quem são os nossos clientes.

 

  1. No exercício de observação e anotação, entendemos o que é pensado, mas que não é falado.

 

  1. A ferramenta garante uma percepção bastante clara sobre a ação das nossas palavras em relação às outras pessoas.

 

  1. Aprendemos a lidar melhor com conflitos nas mais diversas situações com os clientes.

 

  1. Torna a comunicação mais assertiva.

 

  1. Esse instrumento ajuda a entender o que é importante para quem está à nossa volta e descobrimos as melhores maneiras de negociar com elas e também de motivá-las.

 

O grande diferencial do Mapa da Empatia é que ele garante o foco nas questões certas. É como uma bússola, pois revela o caminho para compreender como os clientes se relacionam com o negócio e quais são os seus anseios.

 

A recomendação é que essa ferramenta seja adotada o quanto antes e deve ser compartilhada com os membros de todos os times. Bora fazer a diferença?

 

Descubra como fazer o Mapa da Empatia

 

  • Dedique-se a buscar o máximo possível de informações sobre o cliente. Esses dados serão preponderantes para a construção do Mapa da Empatia. Aposte em pesquisas de mercado e até mesmo na busca ativa pelas redes sociais.

 

  • Avaliar e observar o comportamento das pessoas é essencial, mas jamais esqueça: saiba ler nas entrelinhas, pois nem tudo o que é pensado é falado. A experiência de lidar com clientes também conta, mas jamais pode ser a única fonte de informação.

 

  • Observe bem o tom de voz, a movimentação, ou seja, tudo o que estiver ao seu alcance.

 

Aprenda a preencher os quadrantes do Mapa da Empatia

 

1.    O que fala e faz?

 

Durante a pesquisa/levantamento, quais comportamentos e ações mais chamaram a sua atenção? Que temas despertam o interesse? O cliente saberá como utilizar o produto ou serviço?

 

2.    O que pensa e sente?

Para evitar questões que não somam nada ao processo, busque caminhos que assegurem um entendimento real sobre o pensamento do cliente: crenças, preocupações, sensações no processo de compra, se é feliz/infeliz, entre outros assuntos.

 

3.    O que vê?

O que ele leva em consideração no momento que busca um produto ou serviço? Que meios utiliza para se informar? Quais situações à sua volta podem influenciar nesse processo?

 

4.    O que ouve?

Descubra o que as pessoas que se relacionam com o cliente dizem para ele. Ouve podcasts? Se sim, quais temas curte? Há alguém capaz de influenciá-lo a ponto de dizer o que realmente quer ouvir?

 

Dores e necessidades no radar do Mapa da Empatia

 

De posse de todas essas informações, debata com a sua equipe e siga para a análise desses dois pontos:

 

  • Dores: veja o que o usuário quer  alcançar e os ganhos que espera atingir, além de determinar os pontos de dor perceptíveis no Mapa da Empatia.

 

  • Necessidades: o que pode ser feito no produto ou serviço para realmente atingir as suas necessidades? Saiba o que levaria o cliente a usar o serviço ou comprar o produto?

 

 

Se a ideia é fortalecer o seu negócio, faça do Mapa da Empatia um canal cada vez mais rico. Divida experiências, procure por padrões e entenda o modo do cliente enxergar o mundo. Grandes oportunidades vêm por aí! Abrace essa ideia!

 



O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀. Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação.

Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail:  startups@dnainovacao.com.br , ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613. Quer apresentar sua solução para a aceleradora Condor Connect? Agende seu pitch aqui!

Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡  


Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você