Roger Bello Rodrigues mostra como o RH é estratégico em qualquer empresa e reforça a importância de usar a tecnologia em favor de uma melhor gestão do capital humano
Head of Sales na MarQ Sistema para RH, Roger Bello Santos também é DP e fundador na Lovers of Connect. Sua trajetória é inspiradora para quem busca insights voltados à gestão de pessoas.
Neste episódio do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, o profissional, que iniciou na área comercial aos 16 anos, mostra como uma experiência pessoal mudou o foco da sua carreira.
“O que me instigou a ser líder foi me tornar pai”, fala.
Pai coruja de duas meninas, que têm 13 e 14 anos, Roger percebeu que a forma como a sua mãe o educou já não fazia mais sentido para aplicar às filhas.
“Na época que minha mãe me educou, a gente tinha menos informação. Era de uma forma mais diretiva e eu obedecia. Minhas filhas já têm mais informação e são questionadoras”, compara.
Gaúcho e com passagens por vários estados brasileiros, Roger vive em Curitiba há 3 anos. Em 2020, auge da pandemia, teve uma experiência que mudou sua jornada:
“Tive o meu primeiro contato com uma empresa de tecnologia e me identifiquei”, reitera.
Desde então, Roger Bello Santos está dedicado a revolucionar as rotinas diárias no RH.
“A primeira oportunidade que surgiu foi quando autorizaram softwares digitais para controle de jornada”, comenta.
Ao longo do bate-papo, Roger compartilha experiências marcantes, que reforçam o papel estratégico do RH. Ele também mostra que empatia e resiliência fazem toda a diferença nas atividades.
Tecnologia a favor do RH
- Automação de tarefas repetitivas: assim, os times focam mais em estratégias.
- Recrutamento inteligente com o apoio de ferramentas de IA.
- Mais assertividade com análise de dados (People Analytics). Com dados sobre o desempenho, satisfação e rotatividade de colaboradores, dá para fazer análises preditivas, identificar pontos de melhoria e desenvolver políticas mais efetivas, além de tomar decisões mais informadas.
- Treinamento e desenvolvimento personalizado. Plataformas de e-learning permitem a criação de trilhas de aprendizado específicas para cada colaborador, oferecendo treinamentos sob medida e promovendo o desenvolvimento contínuo.
- Gestão de desempenho com feedback contínuo. A cultura de feedback construtivo possibilita ajustes no comportamento e desempenho em tempo real.
- Possibilidade de melhorar a experiência do colaborador com recursos como os chatbots, possibilitando um ambiente de trabalho melhor.
De fato, a tecnologia vem transformando a área de recursos humanos (RH) das mais diversas formas, desde o recrutamento até o desenvolvimento de talentos e a gestão do clima organizacional. Afinal, cuidar do capital humano é essencial!
Assista ao Episódio!
Quer saber como ele lida com o processo de adaptação geracional e entender por que os líderes devem ter o apoio de um time de RH? Então, fica a dica: clique aqui e confira o bate-papo de Roger Bello Santos com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina.
A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify) traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.
- Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.
- Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.