Iniciativa está vinculada ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e prioriza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em prol, entre outras medidas, de um impacto socioambiental positivo e relevante
Com mais de 5 anos de atividades, a aceleradora Condor Connect dá espaço a uma iniciativa que prioriza o desenvolvimento sustentável do planeta. Com a criação do Instituto DNA de Inovação, oficializado no fim de fevereiro deste ano e que promove serviços e ações vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a entidade inicia um novo importante capítulo em sua trajetória de sucesso.
O Instituto DNA de Inovação nasceu como um mecanismo para alavancar o trabalho que hoje já está sendo realizado pela aceleradora Condor Connect. “No dia 28 de fevereiro, eu assinei o meu maior compromisso dessa vida: criamos o Instituto DNA de Inovação. Mais do que apenas ajudar as pessoas, o propósito do Instituto é tornar o mundo um lugar melhor com a inovação das atitudes e eu super me identifico com esse propósito. É como se fosse um spin-off da operação, só que esse ‘aluno’ se tornou maior que o ‘mestre’”, avalia a CEO do Condor Connect, Kauana Yrina.
O Instituto, além de desenvolver um amplo portfólio de ações de inovação, gerando índices de responsabilidade socioambiental, também se destaca por ser uma plataforma de comunicação e networking, um hub de startups, fundos de Investimento e PD&I para incentivo fiscal. “Empresas, startups, organizações, empreendedores e qualquer ator que esteja conectado ou interessado em se conectar com o ecossistema de inovação pode encontrar no Instituto DNA o seu melhor parceiro”, completa Kauana Yrina.
Como atua o Instituto DNA de Inovação?
Na prática, o Instituto DNA de Inovação gera valor, de forma disruptiva, para as pessoas, sendo notável para as organizações e transferindo o conhecimento de modo ágil. As ações desenvolvidas têm um impacto socioambiental relevante, pois foi assinado com o compromisso global determinado pelo Pacto das Nações Unidas.
Dessa forma, o Instituto DNA de Inovação e o Condor Connect se comprometem em gerar resultados que agreguem valor para as organizações, para a sociedade e para o indivíduo. “Queremos desmistificar o senso comum de que a inovação é um processo caro e complexo. Investir em inovação com responsabilidade socioambiental não é um projeto caro, pois pode ser feito com budgets bem modestos, adequados a cada realidade. Inovação também não é tecnologia de alta complexidade, ou seja, pode ser conquistada com pequenas ações no dia a dia da empresa por meio do capital humano das organizações”, reitera Kauana Yrina.
A solução oferecida pelo Instituto DNA de Inovação estimula, de forma integral, ações inovadoras por meio das pessoas. Sendo assim, promove a mudança de mindset e a transformação do capital humano. “Nós transformamos o mindset das pessoas para levar a inovação para dentro da sua organização e gerando responsabilidade socioambiental”, completa a CEO do Condor Connect.
O que são os ODS?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial definida durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015. O documento contempla 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030.
Entre as ações previstas nessa agenda, destacam-se, por exemplo, iniciativas mundiais relativas à erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização.
Os ODS foram definidos por meio de um grande processo de negociação mundial, que teve início em 2013. O Brasil esteve presente em alguns encontros necessários para estimular os debates e definições em torno do documento. O país, de forma firme, se colocou em papel de destaque e assumiu como prioridade a erradicação da pobreza entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.