DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Inovação impulsiona Mercosuper 2022

Inovação impulsiona Mercosuper 2022
DNA de Inovação
mai. 3 - 5 min de leitura
000

 

Realizado de 5 a 7 de abril, no Expotrade, em Pinhais, o evento, promovido pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras), apresentou tendências e desafios para o setor, além de inúmeras oportunidades de negócios

A pandemia trouxe novas possibilidades ao setor supermercadista. Apesar dos obstáculos gerados pelo coronavírus, somados aos efeitos da crise econômica que assola o país desde 2015, a edição 2022 da Mercosuper, realizada de 5 a 7 de abril no Expotrade, em Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba, voltou a ser presencial e reuniu cerca de 300 expositores. A feira também trouxe à tona discussões importantes para o futuro dos negócios nessa área.

Promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras), que espera em torno de R$ 600 milhões em negócios durante o evento, a Mercosuper acontece em um momento bastante promissor do setor no comércio eletrônico. Dados da Webshoppers, um dos estudos de maior credibilidade sobre o e-commerce brasileiro, mostram um cenário pra lá de aquecido.

Tornou-se tendência, de acordo com o levantamento da Webshoppers, fazer compras de mercado nas plataformas digitais. Em 2021, a categoria Alimentos e Bebidas cresceu 107% no volume de pedidos na comparação com o ano anterior.

Ótimos resultados obtiveram também os chamados produtos de giro rápido, os FMCG, que tiveram um crescimento de 41,1% em 2021. Aliás, um dado em expansão: no ano anterior, o aumento foi de 17,2% em relação a 2019. Foram destaque nesse segmento: Hortifrutigranjeiros (119,4%), Sobremesas & Confeitaria (50,8%), Bombonière (48,9%), Matinais (29,2%) e Mercearia (22,7%).

Na prática, completa o relatório, elaborado pela NielsenIQ|Ebit em parceria com a Bexs Pay, praticidade e preços especiais são os principais motivadores de compra para os usuários de apps de delivery de supermercado. Não à toa, essa e outras questões estiveram no centro dos debates da Mercosuper 2022.

 

O Paraná é destaque no setor supermercadista
 

Para a direção da Apras, a Mercosuper é o termômetro para os empresários do setor entenderem o que esperar do varejo no futuro. Vale a pena lembrar que, no Paraná, os supermercados recebem, todos os anos, 600 milhões de clientes em 4.800 lojas, responsável por 240 mil empregos diretos e indiretos. Em 2020, por exemplo, o faturamento chegou a R$ 53 bilhões – 9,9% do total arrecadado no Brasil.

Em termos de público, a organização espera que seja 20% maior que o da última edição, realizada em 2019. O espaço da feira também foi ampliado e ficou 50% maior.

A Mercosuper, durante os 3 dias de evento, promoveu palestras, painéis e fóruns sobre temas como as novas questões impostas pelo mercado digital, além das melhores estratégias para encantar os clientes. Nomes como Claudemir Oliveira, presidente da Seeds Of Dreams Institute e ex-professor da Disney University, e Walter Longo; empreendedor digital e sócio-diretor da Unimark Comunicação, marcaram presença. Belmiro Gomes (CEO Grupo Assaí), José Koch (CEO Komprão Atacarejo e Super Koch), Carlos Alberto Tavares (Super CSD), Everton Muffato (Rede Muffato) e Sergio Alvim (CEO e Fundador da SA Varejo) também estiveram na feira, entre outros convidados especiais.

 

Atacarejo e outras tendências em destaque

Nos últimos dois anos,  a modalidade de mercados atacadistas cresceu mais de 5% no país. Não à toa, o atacarejo, cada vez mais popular nos EUA,  também é uma tendência no Brasil.

O formato, baseado em preços baixos, se beneficiou da mudança de estilo de consumo e já chamou a atenção dos pequenos varejistas, interessados em produtos para revender, e também do consumidor final – ávido por economia. Em Curitiba, por exemplo, o Gigante Atacadista, que faz parte do Grupo Zonta, proprietário da rede de supermercados Condor, iniciou as atividades em dezembro de 2021 e acaba de inaugurar sua segunda unidade em Colombo.

Uma das surpresas dessa edição da Mercosuper foi a participação, pela primeira vez, da CEASA. A ideia era criar um canal direto de permissionários e produtores rurais com os varejistas.

Com um cenário bastante promissor, a inovação, com certeza, veio para ficar nas pautas e planos estratégicos do setor supermercadista. Com a Mercosuper 2022, foi dado o start para um ano repleto de possibilidades, oportunidades e grandes negócios. É só aguardar e conferir os próximos capítulos dessa história promissora!

 


O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.

Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br, ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.
Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui!

Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡  
 


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você