DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Curtas: uma aprendizagem rápida e objetivaVOLTAR

Shot: Inovação aberta: uma tendência vivida por gigantes do mercado brasileiro

Shot: Inovação aberta: uma tendência vivida por gigantes do mercado brasileiro
DNA de Inovação
out. 8 - 3 min de leitura
000

Você já ouviu falar da inovação aberta? Conheça suas vantagens e o motivo da fama que vem carregando.  

Essa forma de inovação acontece quando a empresa não consegue desenvolver por si própria a inovação. Dessa maneira elas buscam em organizações como as startups uma mão amiga que auxiliará o processo de implementação de ações inovadoras. 

O termo foi criado pelo pesquisador Henry Chesbroug, da Universidade de Harvard. Chesbroug determinou a inovação aberta como uma forma de inovação mais colaborativa e diversa. Nela encontra-se um grande envolvimento de várias partes externas dentro de uma corporação.  

A exemplo desse relacionamento entre startups e empresas que não inovam, estão as gigantes brasileiras Nestlé e Natura. Com o programa Natura Startups, a empresa de cosméticos é um dos pilares da inovação aberta, nascida em 2014, o projeto já acolheu mais de 3.000 startups. Já a sua colega alimentícia, criou recentemente o Panela Nestlé. Uma plataforma que promove e impulsiona as ações de inovação aberta da empresa e já conta com 43 startups parceiras. 

Tendência no mercado, a inovação aberta está sendo utilizada por grandes empresas em todo o mundo. Em uma pesquisa realizada pela 100 Open Startups, contabilizou 1.635 empresas que formam relações com startups para adquirir a inovação aberta em estágio inicial, enquanto 12.436 corporações já foram bem sucedidas.

A grande atração da inovação aberta que a fez virar tendência no mercado, é sua possibilidade de criar novas mercadorias, identificando novas oportunidades de desenvolvimento de serviços e produtos. Além disso, outro ponto muito bem visto na inovação aberta, é que ela acaba se tornando uma grande oportunidade de ouvir sugestões e feedbacks de seu público alvo. 

Saiba como aplicar a inovação aberta em sua empresa

O primeiro passo para que a inovação seja uma realidade em sua corporação é mudar hábitos e métodos, transformando a cultura e a forma de pensar da empresa. Inovar não é modismo e nem apenas necessidade, a inovação é a nossa fonte de recursos e o alimento para as empresas do futuro.  

Na prática existem várias formas de adquirir a inovação aberta em sua empresa. Duas delas estão logo abaixo. Confira! 

Hackathons: iguais a maratonas destinadas à resolução de problemas, que em sua normalidade tem a duração de um final de semana, reunindo empresas e profissionais relevantes.

Crowdsourcing: nele a empresa determina um tema ou desafio e, em seguida, busca pessoas de fora da organização para apresentar ideias ou soluções. 

Outra boa forma de aderir a inovação aberta é buscar as aceleradoras de startups. Como é o nosso caso. A Condor Connect está de prontidão para guiá-lo no universo da inovação. Entre em contato com a gente no e-mail oi@condorconnect.com.br. Mude sua cultura! Aceite e beneficie-se da inovação. 

 

Participe do grupo Curtas: uma aprendizagem rápida e objetiva e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você