DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Inovação Aberta nos Projetos Integradores de Extensão da UniAmérica

Inovação Aberta nos Projetos Integradores de Extensão da UniAmérica
Renata Virgínia
jul. 26 - 3 min de leitura
000

O Setor Educacional necessita de inovações constantes, principalmente no Ensino Superior, visto que precisamos deixar de lado a educação tradicional, voltada apenas para o tecnicismo e nos atentar às necessidades do mercado e de aprendizagem real dos acadêmicos. 

Na UniAmérica Nutrimental, uma das únicas Instituições de Ensino Superior inseridas no ambiente fabril, trabalhamos por projetos e não disciplinas, em equipes, com metodologias ativas, buscando o protagonismo e autonomia do discente e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o seu sucesso pessoal e profissional.

O ponto alto da Metodologia são os Projetos Integradores de Extensão, em que cada equipe recebe ou capta uma demanda real (projeto de escopo aberto), advinda da comunidade (Empresas, comércio, Instituições em geral). São problemas que precisam ser resolvidos e são absorvidos pelos alunos (de acordo com o Curso que estão matriculados) para que sejam analisados, compreendidos, até que se encontre uma ou mais soluções inovadoras para entregar à Instituição demandante.

Este projeto tem a duração de um semestre e conta, além do apoio dos docentes da UniAmérica, com a ajuda de um Mentor externo, um expert no tema da demanda. 

Durante todo o Semestre, a demandante pode acompanhar cada etapa da pesquisa e análise, precisa oportunizar que todas as informações necessárias cheguem aos alunos e apoiar a equipe para que a entrega seja a mais eficaz possível.

Neste projeto, nossos acadêmicos aprendem sua profissão com a prática, aumentam seu networking e a possibilidade de empregabilidade aumenta, já que as entregas têm notório sucesso.

O Projeto Integrador é riquíssimo para todas as esferas: o aluno simula o ambiente real das empresas, através de uma demanda existente, que exige comprometimento e muito estudo; a comunidade tem a possibilidade de receber ajuda de estudantes da área, apoiados por especialistas, para resolver situações complexas de seu negócio gratuitamente; a Instituição abre suas portas para parcerias e se torna reconhecida pelo  aprendizado significativo que proporciona.

Muitos acadêmicos já realizaram Projetos Integradores voltados a soluções inovadoras para Instituições diversas, criaram novos produtos que o mercado necessita, encontraram resoluções (das simples às mais complexas) para Indústrias e comércio da região.

Para que os Projetos Integradores tenham êxito, precisamos que a Comunidade nos forneça tais demandas, pois quanto mais variadas, maior o enriquecimento e aprendizado dos acadêmicos.

A parceria entre a Instituição e a Comunidade é vital para o crescimento de todos, já que o papel de uma Faculdade não é apenas a formação básica de seus estudantes, mas de uma formação integral, que envolve o olhar sistêmico sobre as necessidades da comunidade do entorno.

Por exemplo, um Nutricionista vai ter uma formação muito mais completa se estiver envolvido com demandas reais advindas de restaurantes, hospitais, escolas, clínicas, Instituições que cuidam de pessoas que possuem restrições alimentares, do que ficando apenas na teoria, analisando cases simulados de pacientes que não existem. 

Esta é a função do Projeto Integrador! Aprender fazendo e aprender com quem sabe, premissas de nossa Metodologia!

Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você