DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Inovação Aberta no Ensino e Pesquisa em Negócios

Inovação Aberta no Ensino e Pesquisa em Negócios
Luiz Pinheiro
jul. 20 - 4 min de leitura
000

Em 2019 iniciamos uma trajetória de como se inserir no ensino e pesquisa na Àrea de Negócios (Adm, Contábeis, Comex, Economia, MKT) na região de Curitiba/PR. Ao conhecer o ecossistema Vale do Pinhão e as pessoas maravilhosas e criativas que aqui temos, fiquei encantado em como poderia aprender e me desenvolver participando como voluntário de alguma iniciativa do Vale do Pinhão. 

Uma das portas foi se voluntariar para participar das reuniões sobre a Governança (aberta) do nosso Ecossistema com líderes inspiradores como o prof. Rhodrigo Deda e prof. Zaki Akel Sobrinho. Nesse grupo, a cada 15 dias nos reuníamos no Zoom (segunda-feira às 8h) e debatíamos oportunidades de apoiarmos (de forma voluntária) e organizarmos o ecossistema para se tornar mais aberto aos empreendedores (as), cidadãos e interessados.

Particularmente acredito que ali foi uma grande oportunidade para eu aprender, trocar, compartilhar e receber muito conhecimento (inovação aberta) tanto para onde atuo profissionalmente, quanto para a sala de aula, para as orientações de pesquisa (iniciação científica, mestrado, doutorado, etc), publicações e para a minha carreira atual-futura.

Vejo o Vale do Pinhão como um grande catalizador de inovação aberta (e de portas abertas) para às pessoas que queiram de alguma forma se desenvolver, aprender, compartilhar, trocar e enriquecer a sua rede. Neste período de quase dois anos de voluntariado aprendi muito sobre técnicas, ferramentas, softwares, pessoas, etc... sendo que nas universidades por onde passei (e passo) não são utilizadas/aprendidas.

Tal fato me remete ao título de: Inovação Aberta no Ensino e Pesquisa em Negócios. Para que você consiga trazer novidades, melhorias, soluções para a sua empresa, pequeno negócio, universidade, ou qualquer ambiente você precisa se conectar a algo.

Essa conexão pode ser com o ecossistema de inovação da cidade de Curitiba/PR também conhecido como "Vale do Pinhão". Ao se conectar a esse ecossistema, com qualquer papel, seja voluntário (a), colaborador (a), pesquisador (a) , empreendedor (a), etc ... você está abrindo as portas para a inovação entrar na sua casa, no seu negócio, na sua carreira.

Não basta você ensinar em sala de aula, pesquisar no seu laboratório, publicar seu melhor artigo e não ter o impacto que a sociedade precisa. Meu papel é provocar professores (as) para estar abertos ao aprendizado contínuo todos os dias e para isso é preciso estar aberto às mudanças que a inovação e o nosso ecossistema tem a oferecer de mais recente na prática aplicada.

Atualmente vejo jovens empreendedores (as) desenvolvendo excelentes soluções para o futuro da humanidade, seja em sala de aula, egressos, ou até no mercado de trabalho. Convidaria esses jovens e seniores a se juntarem ao movimento de inovação aberta do Vale do Pinhão para que possamos juntos construir um ambiente inspirador, inovador e futuro para a nossa cidade e região metropolitana, estado do Paraná e do Mundo.

Deixo um desafio neste mundo em que vivemos super conectados. A maior conexão que você pode fazer hoje é figital - "fi de física" onde você se conecta com pessoas maravilhosas, gêniosas, líderes e se inspira. O "gital do digital" pois é onde sua rede é fortalecida, integrada, conectada e forte. 

Inove, Inspire, provoque pessoas para a mudança, pois um ambiente que respira inovação aberta, requer pessoas abertas para a inovação! Seja no ensino, na pesquisa, no empreendimento, na gestão, etc. Esse é o desafio.

E aí, você está aberto para a inovação? Venha participar conosco desse movimento enviando um e-mail para: luiz.junior@up.edu.br ou kauanayrina@gmail.com

 

 

Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você