DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
StartupsVOLTAR

IA e gestão de recursos humanos: uma dobradinha que faz toda a diferença

Processo de recrutamento com IA
DNA de Inovação
set. 30 - 4 min de leitura
000

Nathália Falcão mostra como a inteligência artificial pode favorecer o recrutamento de candidatos para vagas operacionais de maneira bastante eficaz

 

Paulistana radicada em Curitiba, Nathália Falcão está há 10 anos mergulhada no universo das startups e inovação. Empreendedora nata, viu na inteligência artificial uma parceira para voos maiores.

 

Como CEO da Recrutadora IA, ela identificou uma dor dos grandes varejistas, que precisam preencher uma enorme quantidade de vagas operacionais em um curto espaço de tempo.


“Esse é o pulo do gato, o secret sauce, como a gente chama aqui, do WhatsApp: ele é muito compartilhável”, fala Nathália.

 

Tudo ocorre de forma muito orgânica.


“Faço toda essa qualificação do candidato para o RH pela conversa”, reitera a CEO.


Até quem está na ponta comprando é impactado: “A gente ensina IA para o RH”, observa.

 

Neste episódio do programa de streaming “Quebrando a Cuca”,  Nathália Falcão compartilha vivências marcantes e insights poderosos voltados à seleção, recrutamento e retenção de talentos. Há muitos desafios em torno do RH e é preciso romper paradigmas.

 

Para quem busca novas inspirações, Nathália tem uma dica: a leitura de “Ou Vai Ou Voa - 7 Princípios para Guiar Sua Carreira”, de Hendel Favarin e Josef Rubin, criadores da Conquer Business School. “Há uns insights bem bacanas”, pontua.

 

Vantagens da IA para as rotinas de RH

A inteligência artificial (IA) traz inúmeros benefícios quando aplicada ao processo de seleção do RH, tornando o processo mais eficiente, justo e estratégico.  Confira:

 

  • Permite a automação de tarefas repetitivas: triagem de currículos, análise de perfis e envio de feedbacks, por exemplo, otimizando tempo e permitindo que os profissionais de RH se concentrem em tarefas mais estratégicas.

 

  • Garante foco total no processo: os algoritmos de IA podem ser programados para focar em habilidades e qualificações específicas, reduzindo influências inconscientes que acabam levando a decisões tidas como enviesadas, ou seja, baseadas em preferências pessoais por gênero, idade ou etnia.

 

  • Traz melhorias à qualidade das contratações: a IA auxilia no cruzamento de dados e permite analisar padrões de desempenho de colaboradores anteriores para prever quais candidatos têm maior probabilidade de se destacar em uma posição específica, garantindo uma melhor adequação para esse cargo.

 

  • Assegura o processamento de grandes volumes de candidaturas rapidamente: dessa forma, dá para identificar os melhores candidatos em questão de horas.

 

  • Ajuda na análise preditiva: com a IA, é possível usar dados históricos para prever futuras necessidades de talentos da empresa, identificando lacunas de competências e ajudando a planejar melhor as contratações.

 

  • Oferece ainda uma melhor experiência para o candidato: ferramentas como chatbots baseados em IA podem interagir com os candidatos de forma instantânea, fornecendo informações e atualizações ao longo do processo de seleção.

 

  • Admite a análise de soft skills: algoritmos de IA podem ser usados para analisar traços de personalidade, habilidades de comunicação e outras competências.

 

 

Descuidar do capital humano coloca qualquer negócio em risco. Use a IA em favor do departamento de recursos humanos e veja a magia acontecer! O resultado vai te surpreender!



Assista ao Episódio Completo!


Preparado para mais trocas enriquecedoras? Fica a dica: confira o bate-papo de Nathália Falcão, CEO da Recrutadora IA, com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina.



A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify)  traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.

 

  • Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.

 

  • Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.

Participe do grupo Startups e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você