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Growth Hacking: busque o caminho certo para expandir o seu negócio

Growth Hacking:  busque o caminho certo para expandir o seu negócio
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mar. 30 - 4 min de leitura
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Se você quer reforçar a sua estratégia de crescimento, fique atento a essas dicas

 

Com certeza, você já ouviu falar sobre o Growth Hacking. Esse termo, criado em 2010 por San Ellis, fundador e CEO da GrowthHackers, tornou-se parte das rotinas das startups em todo o planeta.

 

De acordo com Ellis, autor do livro “Startup Enxuta”, o objetivo do Growth Hacking é simples e direto: a técnica é utilizada nas startups em estágio inicial que almejam um crescimento massivo em pouco tempo e com orçamentos pequenos.

 

Na prática, a ideia por trás das estratégias de Growth Hacking é adquirir o maior número possível de usuários ou clientes gastando o mínimo possível. É o growth hacker, também conhecido como profissional de marketing de crescimento, o responsável por fazer essa técnica ganhar vida em qualquer organização.

 

De maneira geral, esses profissionais, que são curiosos, analíticos e extremamente focados, se dedicam a:

  • Estratégias que favoreçam o crescimento do negócio

 

  • Formular hipóteses, além de priorizar e testar estratégias inovadoras de crescimento

 

  • Analisar e testar para ver o que realmente está funcionando nos processos

 

  • Definir prioridades de crescimento, identificar canais para a aquisição de clientes, medir o sucesso e dimensionar o crescimento

 

 Por que o Growth Hacking é importante?

  • Com pequenos esforços, dá para gerar excelentes resultados. Por meio de diversas soluções no dia a dia, é viável conquistar um crescimento exponencial para o negócio.

 

  • Permite implementar ações conjuntas, ou seja, garante indicadores estratégicos que vão nortear as tomadas de decisões.

 

  • Além de garantir aprendizado, assegura ideias essenciais para a otimização de processos. Essa estruturação garante a absorção de conhecimento, novos conceitos e favorece o aprimoramento do negócio.

 

Na prática, como funciona?

Um bom número de startups utiliza o chamado “funil pirata”, de Dave McClure, como o ponto de partida para chegar ao sonhado crescimento. Veja as etapas:

  • Awareness (Conscientização) - Quantas pessoas você está alcançando?

  • Aquisição - Quantas pessoas estão visitando o seu site?

  • Ativação - Quantas pessoas dão o primeiro passo importante?

  • Retenção - Quantas pessoas voltam pela segunda, terceira ou quinta vez?

  • Referência - Quantas pessoas indicam amigos para o seu negócio?

 

 Há quem veja a conscientização como o item primordial do processo de Growth Hacking. Essa técnica tem a missão de auxiliar na obtenção de tráfego e de visitantes, além de transformá-los em usuários e retê-los como clientes muito satisfeitos.

Dica: de acordo com vários especialistas, o “funil pirata” ajuda a encontrar o ponto mais fraco do negócio, ou seja, aquele que merece uma atenção diferenciada.

 

Principais estratégias do Growth Hacking

  1. Marketing de conteúdo
    Invista em um blog e crie conteúdo chamativo e que mereça compartilhamento. Aposte também nas redes sociais, e-mail marketing e melhore a visibilidade do conteúdo com SEO, entre outras iniciativas.

  2.  Marketing de produto
    Beneficie-se do “medo de estar  perdendo algo nas redes sociais” (FoMO) e utilize um sistema de inscrição direcionado apenas a convidados. Gamificar o processo de integração do usuário é a solução ideal para torná-lo mais agradável e ainda oferecer recompensas. Invista no marketing de afiliados, entre outras iniciativas.

 

Principais métricas do Growth Hacking

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC): em linhas gerais, determina quantos clientes é possível absorver no futuro a partir do custo de cada um deles.

 

  • Crescimento de Receita: basicamente, refere-se ao comparativo da performance financeira antes e depois da implementação de uma campanha de marketing.

 

  • Retorno sobre o Investimento (ROI): revela quanto um aporte em uma determinada ação de marketing gerou de benefício para a empresa.

 

  • Conversões: essa métrica assegura a visualização das etapas em que os clientes estão executando as suas ações. É uma fase estratégica, pois permite extrair indicadores sobre comportamento, que vão nortear as tomadas de decisões.

 

Com base nessas orientações, estude a  melhor forma de implantar o Growth Hacking na sua empresa. Se a ideia é crescer e obter os melhores resultados, esse é o caminho certo. Arrisque sem medo!





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