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Fique atento às fases de uma startup

Fique atento às fases de uma startup
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abr. 18 - 6 min de leitura
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Para alcançar o sucesso como empreendedor, seguir à risca cada uma dessas etapas é essencial

O ecossistema brasileiro de startups teve um 2021 maravilhoso. Em termos de investimentos, para se ter uma ideia, houve um aumento de 200% no valor aportado em relação a 2020. Isso, na prática, significa que o valor médio cresceu exponencialmente –  de US$ 5,5 milhões (2020) para US$ 13,7 milhões no ano passado.

De acordo com a Associação Brasileira de Startups, em 2021 o país tinha 14.065 startups em 710 cidades brasileiras – totalizando 78 comunidades. No ano passado, diante desse boom admirável, essas empresas contrataram mais de 100 mil pessoas, de acordo com o Relatório 2021 Wrapped Brazilian Startups, produzido pela plataforma Sling.

Diante desse cenário otimista, é preciso adotar um cuidado redobrado com a sua startup. Para que ela atraia a atenção do mercado e seja alvo de potenciais investidores, seguir à risca cada fase de desenvolvimento do negócio é fundamental.

Em outras palavras, não adianta nada, por exemplo, seguir a todo vapor e pular etapas para chegar ao destino dos sonhos. Se a sua startup nem saiu direito da fase de ideação, como dizer que ela está no momento de tração? Pés no chão e muito trabalho com planejamento são essenciais.

Respeitar os estágios de maturação de cada fase de uma startup é primordial para o êxito do seu negócio. Apesar de não existir uma regra ou formato exato, existem pelo menos 4 etapas essenciais para o desenvolvimento de uma startup.
 

Afinal, quais são as fases de uma startup
 


Ideação


É como se fosse a adolescência do seu negócio. É o momento em que há muita criatividade e sonhos, mesmo que nem tudo possa ser conquistado. Após estabelecer qual é a sua ideia, chegou o momento de tirar tudo do papel e fazer acontecer.
 

O ponto de partida pode vir com um breve checklist:

  • Qual é o meu público-alvo (potencial cliente)?
     
  • Consigo, de forma aprofundada, explicar o que é o meu produto/negócio?
     
  • De que forma compartilho o que pretendo alcançar com o meu público-alvo?
     
  • Que dores eu me proponho a resolver? Sei explicar isso aos meus clientes?

Para quem está começando a grande aventura de empreender, essas são apenas algumas entre inúmeras questões que surgem. Provavelmente, muitas dessas respostas vão se modificar ao longo do desenvolvimento da sua startup, mas com certeza são premissas preponderantes para os passos que vão se consolidando.

Afinal, a fase de ideação é, de certa forma, também o momento de validação da sua startup. O seu plano de negócios deve estar muito bem desenvolvido, assim como a interação com o seu potencial público-alvo. É realmente o momento de fazer o sonho virar realidade.

Todo o começo é difícil, por isso é importante não desanimar. Faça a lição de casa direitinho e também não se preocupe tanto com a questão de conseguir investimentos em um tempo muito curto. Mantenha a calma e foque no negócio.
 


Operação

Bem-vindo à fase adulta da sua startup. Aqui, a conversa começa a ficar bem séria. É como se os boletos comecem a pipocar na mesa sem parar, mas, por outro lado, as responsabilidades também vêm acompanhadas de grandes descobertas.

Esse é o momento em que, com sua startup já consolidada, você vai para o mercado com o intuito de buscar clientes e expandir a sua operação. Como está fazendo contatos, é fundamental que o seu produto ou serviço já esteja disponível. Isso gera credibilidade e confiança.

Nessa fase, é que rodadas de investimentos, aportes, programas de aceleração e incubadoras podem fazer a diferença. Também não esqueça do networking, cuide muito do fluxo de caixa e saiba gerenciar o seu tempo.

Dica: a partir dessa fase, você deve ficar atento ao KPI – do inglês, “Key Performance Indicator”. Na prática, ele vai indicar o desempenho de cada processo de uma organização. Com base em cada um desses dados, algumas informações ficam mais claras e trazem luz à tomada de decisão.

Por falar em KPI, é importante lembrar também: garanta uma diversidade profissional e intelectual à sua empresa; saiba delegar funções; e mantenha seu plano de negócios sempre atualizado.
 


Tração

A sua startup chegou à maturidade. O mundo já é muito claro para você, ou seja, tem plena consciência dos seus passos e decisões.

Esse é o momento de buscar crescimento. Com toda a experiência acumulada, aportes e rodadas de investimentos são uma boa estratégia.

Cuide cada vez mais do fluxo de caixa. O seu modelo de negócios deve estar bem estruturado também para permitir a ampliação da carteira de clientes.

Outro ponto interessante é definir métricas para cada processo de sua startup. Resultado agora é a palavra de ordem.

Escalabilidade será um termo presente no seu vocabulário. O que ele significa? Seu negócio crescer, mas sem perder a essência. Vale a reflexão!
 


Scale-up

Esse é o termômetro de que sua startup seguiu à risca as fases de desenvolvimento. Para ficar bem claro, isso significa que ele ocupa um lugar privilegiado no ecossistema. Tá plena e poderosa, digamos assim.

Para realmente entrar nessa fase, sua startup tem que apresentar um crescimento de pelos menos 20% em três anos consecutivos – vale para a receita ou total de colaboradores. Chegar até aqui demanda muito esforço, mas é possível.

Ao chegar nessa fase, é essencial um modelo de negócios sustentável. Rodadas de investimento são fundamentais para acelerar ainda mais a expansão.

Em todos os níveis, sua empresa vai se fortalecendo e se sofisticando, inclusive, fazendo com que o time de colaboradores ganhe o reforço de especialistas em áreas estratégicas. Mãos à obra para fazer o sonho virar realidade.
 

Com todas essas dicas e seguindo à risca as fases de uma startup, com certeza seu empreendimento tá no caminho certo para fazer história. Boa sorte!
 


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