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ESG torna-se estratégia obrigatória para o varejo

ESG torna-se estratégia obrigatória para o varejo
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set. 15 - 5 min de leitura
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Investir nessa ideia é essencial para que qualquer negócio reduza custos, atraia clientes e ainda seja capaz de aperfeiçoar a eficiência

 

Não à toa, as empresas estão adotando o conceito Environmental, Social and Corporate Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa, em tradução livre), a já bastante famosa sigla ESG, em suas estratégias. Afinal, há uma mudança importante no comportamento dos consumidores também e isso impacta diretamente no varejo.

Prova disso é o resultado da pesquisa Purpose Premium Index (PPI Brasil 2021), realizada pela InPress Porter Novelli em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD). De acordo com o levantamento, aproximadamente 90% dos consumidores confiam mais em uma empresa com propósito e 88% preferem comprar de marcas que defendem algo maior do que os seus produtos e serviços.

Fatores como autenticidade, ética, gestão humanizada dos colaboradores e proteção ao meio ambiente são situações relacionadas ao propósito que  fazem toda a diferença para um cidadão no momento de escolher uma marca. Vale lembrar, no entanto, que o conceito ESG só será efetivo para a empresa que traça e implementa as suas estratégias aplicando o real monitoramento dos resultados. É por meio desse e de outros procedimentos que ela vai reduzir custos, atrair clientes e assegurar a eficiência.

Afinal, como entender o ESG?

Adotado em todo o planeta, o conceito de ESG tornou-se uma estratégia que assegura competitividade e um destaque diferenciado em um mercado cada vez mais concorrido. Na prática, a sigla refere-se aos seguintes temas:

E - faz referência  às questões ambientais. Desafios importantes, como combater a escassez de água e colaborar com a redução do aquecimento global, devem estar no radar de qualquer instituição.

S - um diferencial e tanto, pois está diretamente relacionado com as questões do capital humano, seja no time de colaboradores e mesmo fora da empresa. A responsabilidade social e a capacidade de provocar mudanças na comunidade fazem parte dessa temática.

G - a governança diz respeito aos cuidados com tudo o que diz respeito à administração do negócio, incluindo uma revisão minuciosa de processos e outras iniciativas.     

De fato, a pandemia acelerou o processo de adesão ao ESG. Essa visão integrada dos assuntos que fazem parte da sigla tornou-se um divisor de águas fundamental para as organizações. Afinal, trata-se de um princípio a ser seguido.

O conceito de ESG implica em comportamentos e atitudes que passam a fazer parte das rotinas de qualquer empresa. O que isso significa? Não basta discurso, afinal, é essencial que esses três grandes temas direcionem a qualidade da gestão de qualquer negócio.

Não é marketing ou ações isoladas. A aplicação real do conceito de ESG deve vir acompanhada de indicadores e de uma análise detalhada das evoluções obtidas. É um novo modo de pensar e agir, sem essa ideia ultrapassada de “modinha”.

Implantar o conceito de ESG também não pode ser visto como algo inalcançável, ou seja, que gera custos altos, que baixa a produtividade ou que reduz a rentabilidade. Tudo isso será possível, mas desde que seja realmente um princípio a ser alcançado. Ser percebido como um negócio socialmente evoluído exige disrupção e transparência.

Em outras palavras, o varejo precisa entender o conceito do ESG como parte do planejamento estratégico do negócio. Não é algo que caminha em paralelo. Fora isso, não são necessários altos investimentos, pois muitas questões relacionadas a ele já são parte das dinâmicas das instituições.

Para fortalecer os debates, é essencial trazer para o dia a dia questionamentos variados: de que maneira vou me relacionar com os meus clientes e expandir as ações sociais? Como pretendo organizar indicadores, demonstrativos financeiros e os resultados? Que medidas posso adotar para fortalecer as relações e laços com fornecedores e colaboradores?  Qual é a melhor maneira de ser transparente com os investidores e outros acionistas?

De posse de todo esse checklist, o conceito de ESG pode provocar verdadeiras revoluções no setor varejista. O primeiro passo é viver realmente essa experiência, ou seja, não adianta viver um “faz de conta” que não se sustenta e ainda custará muito caro para o futuro de qualquer negócio resistente a esse princípio norteador. Pense nisso!

 

 

 



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