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Escolha o pitch que mais combina com a necessidade da sua startup

Escolha o pitch que mais combina com a necessidade da sua startup
DNA de Inovação
mai. 9 - 5 min de leitura
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Com algumas particularidades, os pitches, de maneira geral, priorizam a análise da solução do problema oferecida pela sua empresa e exigem também uma boa dose de criatividade

 

Um pitch é mais do que uma grande oportunidade para as startups. Trata-se de um momento que exige muita preparação para garantir uma apresentação breve e direta da empresa aos potenciais investidores ou outros empreendedores com o objetivo de angariar capital, sócios ou parceiros.

Na prática, o pitch pode ter ainda a finalidade de apresentar o produto ou serviço que você desenvolve para possíveis clientes. Como normalmente são encontros com um tempo de duração que varia entre 5 e 8 minutos, o desafio de ser convincente é ainda mais complexo. Por isso, a apresentação deve ser bem pensada e seguir uma estrutura básica.

Independentemente do modelo, os pitches sempre começam com o problema, afinal, inovar tem tudo a ver com solucionar os desafios reais. Não à toa, produtos também são chamados de soluções.

Antes de compreender os tipos de pitches existentes no mercado, lembre-se que deixar evidente qual é a dor do cliente, detalhar os problemas causados por ela, além de compartilhar como foi possível chegar a essas conclusões, são medidas preponderantes para compreender por quais razões o seu produto ou serviço é relevante.

Dedique ainda atenção especial para definir qual é o valuation da sua startup. Se a sua empresa está em um estágio mais evoluído, é possível calcular esse valor por meio do patrimônio, fluxo de caixa, volume de vendas e perspectiva de expansão.

Agora, se o seu negócio ainda está no começo, questões mais subjetivas podem ajudar a compor o valuation: tamanho do mercado em que atua, concorrentes, nível de inovação operacional, proposta de valor e plano de negócios, entre outras questões. Enfim, não tenha medo de sonhar grande e use esse tópico para aprimorar o seu propósito – com destaque para tudo o que motiva as atividades realizadas, além dos valores e do legado que pretende deixar. Fazer uso da técnica do storytelling pode ser um diferencial incrível para encantar futuros parceiros e investidores. Coloque a sua criatividade à prova!

 

Conheça os principais tipos de pitch

Apesar de apresentarem diferenças em seus formatos, de maneira geral os pitches têm a função de mandar a sua mensagem para potenciais usuários, investidores, clientes, sócios, parceiros ou banca de processos seletivos. Cada modelo leva em conta a etapa/estágio de negociação em que a sua startup se encontra, além do perfil de público a que se destina essa apresentação, ou seja, é preciso fazer adaptações de acordo com as necessidades (reunião com investidores, evento maior com usuários de diferentes áreas, entre outras possibilidades).

 


Pitch de vendas

Se concentra basicamente no problema e na solução (tem uma função mais “comercial”).  É fundamental que fique claro o impacto do produto ou serviços nas mais diferentes esferas possíveis.

Pitch de vendas: o que é e como usar no seu negócio

 


Pitch de captação (fundraising)

Bastante utilizado por organizações do terceiro setor, tem como premissa a conquista de investimento ou patrocínio. A oportunidade e o retorno que a solução pode garantir fazem a diferença no processo.
 

Ultimate Pitch Deck Template for Fundraising


 


Pitch deck

Trata-se, como o nome sugere, de uma breve apresentação (pode ser em PowerPoint, por exemplo) utilizada para oferecer a potenciais investidores, clientes, parceiros e cofundadores uma visão geral e rápida do seu plano de negócio, entre outras informações estratégicas, como o plano de expansão.
 

3 Ultimate Pitch Deck PowerPoint Template - SlideModel

 


Elevator Pitch

Como o nome sugere, é uma breve conversa de elevador (não mais que 60 segundos). Tem que ser rápida e capaz de trazer o problema a ser resolvido, a proposta de valor e os diferenciais de seu negócio em relação ao que já é oferecido pelo mercado. Não utiliza de qualquer recurso visual, tendo a missão de despertar a curiosidade e conquistar um próximo passo, como uma reunião formal.
Elevator Pitch – Uma ferramenta para vender sua ideia em minutos

 


Tweet Pitch

Tem como referência o antigo tamanho do texto do Twitter (140 caracteres), ou seja, a startup tem de 5 a 10 segundos para transmitir a proposta de valor completa para definir o seu negócio. É praticamente uma variação do elevator pitch. 

 


One-sentence

Haja síntese! Sua frase de impacto deve ser capaz de despertar a atenção para a sua ideia. Bora praticar?
One sentence pitch for entrepreneurs | by Abhishek Kasina | Medium

Agora que você tem uma ideia geral dos tipos de pitch, é hora de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua startup. O primeiro passo é estudar e praticar, ou seja, avalie bem como apresentar o conteúdo, o tempo disponível e as informações essenciais. Além de desenvolver as habilidades de comunicação, dê atenção à linguagem corporal, busque gatilhos mentais e, como já mencionado anteriormente, priorize o storytelling. Boa sorte!

 


O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.

Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br, ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.
Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui!

Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡  



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