Na prática, infelizmente, muitas delas não têm as condições necessárias para garantir o crescimento exponencial. Fique por dentro do assunto e descubra como é possível virar o jogo
Sem dúvida alguma, a escalabilidade é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Não por acaso, esse é o desejo de toda a startup e pode ser um divisor de águas entre o êxito e o fracasso.
Termo bastante usado no universo da informática, a escalabilidade, quando pensamos no ecossistema de inovação, diz respeito ao modelo de negócio que tem capacidade de crescer a taxas expressivas em um curto espaço de tempo. Tudo isso sem aumentar os custos e as despesas na mesma proporção.
Dessa forma, a escalabilidade para uma startup pode ser traduzida como a condição de crescimento rápido e acelerado sobre uma base enxuta e utilizando as mais diversas ferramentas tecnológicas. Infelizmente, muitas dessas empresas não reúnem as condições necessárias para alcançar esse objetivo devido à falta de um planejamento bem elaborado, de um time eficiente, entre outros problemas.
Se a sua expectativa é chegar a esse nível, é preciso muita estratégia, organização e foco para que o seu negócio se torne escalável. Para chegar a esse cenário perfeito, é preciso:
- Ter certeza que oferece algo que as pessoas precisam ou desejam muito.
- Possuir um canal de distribuição que seja capaz de atingir todos os clientes em potencial
Descubra o porquê da escalabilidade ser essencial para uma startup
Antes de qualquer coisa, é primordial lembrar que o potencial de escalabilidade deve estar explícito no planejamento da startup desde o início das suas atividades. Por isso, ao empreender, é obrigatório seguir duas fases fundamentais:
Veja quais são elas:
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Fase da aprendizagem: momento da busca do ajuste do produto para o mercado (product-market fit) e da definição do modelo de negócio escalável.
- Fase da execução: é a etapa em que a startup já testou a ideia, validou o MVP e está apta a crescer exponencialmente.
Benefícios para o empreendedor que tem foco na escalabilidade
- Conquistar a atenção dos investidores que buscam negócios de rápido crescimento.
- Possibilidade de alcançar de forma mais rápida o break-even point (ponto de equilíbrio da empresa).
- Garantir uma expectativa atraente de Retorno Sobre Investimento (ROI).
Caminhos para a escalabilidade
Mesmo não sendo uma tarefa fácil, seguindo algumas dicas é possível revolucionar o seu negócio. Não desista diante dos primeiros obstáculos.
Confira:
- Não abra mão do customer development, ou seja, aposte na ideia de entender o cliente e suas reais necessidades antes de criar um produto. O termo foi desenvolvido pelo acadêmico e empreendedor Steve Blank, um dos grandes nomes do Vale do Silício (EUA). Faça a lição de casa, busque referências, obras recomendadas e fortaleça o networking no ecossistema.
- Desenvolva um modelo de negócio escalável. Lembre-se: a estrutura de custos não pode crescer na mesma proporção das vendas ou da aquisição de novos clientes. Se a demanda crescer, ela jamais pode comprometer a qualidade do produto.
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Faça uma primorosa gestão data-driven. Não esqueça que os dados valem ouro na era do digital. Dessa forma, essas informações serão estratégicas na tomada de decisões, além de ajudarem na compreensão dos anseios dos clientes. É o radar para direcionar planos e metas.
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A organização contábil e financeira da sua empresa é essencial. Não descuide jamais.
Um negócio disruptivo pode ser altamente lucrativo e escalável ao mesmo tempo. Pense nisso. Não esqueça também de ter a seguinte questão nas suas reflexões: se a demanda da sua startup aumentar 10 ou 20 vezes hoje, terá condições de atender sem comprometer a qualidade do seu produto?
Seguindo à risca todas essas orientações, a escalabilidade pode sim se tornar uma realidade no seu negócio. Mãos à obra!
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