Além de mudarem profundamente os
hábitos dos consumidores, os produtos e serviços disruptivos provocam
transformações reais no mercado e garantem inúmeras vantagens
Entender as situações que favorecem as
chamadas inovações de ruptura é o caminho para propor soluções que podem
impactar positivamente o mercado e ainda gerar grandes transformações. As
ideias disruptivas se aceleraram com o boom tecnológico e, em muitos casos,
tornaram-se o divisor de águas entre o fracasso e o sucesso.
Lembre-se de que a chamada inovação de
ruptura ou disruptiva é bastante radical, afinal, ela é responsável por
promover uma mudança na lógica de consumo e não apenas nas características do
produto. Lá no início do século 20, por exemplo, Henry Ford causou uma
reviravolta na indústria automotiva ao criar um método de produção em massa de
veículos.
Compreender bem a dinâmica da inovação
disruptiva é essencial para quem quer empreender e se antecipar às
particularidades das profissões do futuro. Mas, afinal, como identificar uma
solução inovadora superior?
Para entender a inovação disruptiva, é
preciso compreender que ela provoca uma mudança no comportamento de consumo do
público. Um exemplo prático para visualizar isso melhor diz respeito à falência
da Blockbuster diante da ascensão da Netflix.
A gigante do entretenimento, referência
no aluguel de filmes em todo planeta, não soube se antecipar ao cenário
tecnológico e às suas possibilidades. Por permanecer na zona de conforto, a
Blockbuster sucumbiu com o boom do streaming.
Vale lembrar ainda que a Kodak, mesmo sendo responsável pela criação da
câmera digital, perdeu o timing e não soube se reposicionar no mercado e
garantir a sua sobrevivência.
Por essas e outras razões, a inovação
aberta deve ser prioridade em qualquer
organização. Além de oxigenar os processos internos, ela permite trocas
favoráveis à identificação de tendências e de novas perspectivas que surgem no
mercado.
Entenda
os fundamentos da inovação de ruptura
Criador do conceito de “inovação de
ruptura” (“disruptive innovation”), o saudoso Clayton Christensen, que foi professor da Harvard Business School,
é direto: “Inovação de ruptura é a chave para crescer”, fala.
Autor do clássico “O Dilema da Inovação”,
Christensen, em entrevista à Folha de S. Paulo, fez uma observação que faz toda
a diferença para as startups e demais empresas em estágios iniciais. “As
pequenas empresas têm algumas vantagens em relação às grandes. A primeira é que
pequenos mercados são atraentes para elas. A segunda é que o modelo de negócio
das grandes empresas, que gastam muito dinheiro em produtos sofisticados, não torna itens simples e baratos atraentes
financeiramente”, completa. O autor lembra ainda que não há fronteiras para a
inovação de ruptura: ela acontece em todos os países e tem sido uma diretriz da
macroeconomia.
Veja algumas características essenciais
da inovação disruptiva:
- Modelo de negócio: a
inovação disruptiva precisa seguir um modelo de negócio completamente diferente
da concorrência. A ruptura é real quando altera profundamente a lógica de
funcionamento.
- Processos novos: diante
da alteração do modelo de negócio e de uma inovação impactante, espera-se que
os processos de rotina da empresa também se modifiquem. O atendimento mais
humanizado, por exemplo, é prova disso.
- Melhorias perceptíveis ao consumidor: a inovação de disruptura também traz facilidades ao
cliente, podendo ser mais sustentável, fácil de usar e bastante econômico. Em
outras palavras, não faz mais sentido as soluções antigas diante dos benefícios
garantidos por um produto/serviço disruptivo.
Além de transformar o hábito dos
consumidores, a inovação de ruptura destaca-se, entre outros benefícios, por
tornar determinadas soluções mais acessíveis. Ela, inclusive, democratiza o
acesso a serviços e produtos que poderiam ser desfrutados apenas por uma
parcela da população com melhor rendimento.
De fato, a inovação de ruptura traz mais
conveniência, simplicidade, preços baixos, conforto, economia de tempo e de
recursos, entre outras vantagens. Por isso, fica o desafio: qual solução pode
hoje trazer grandes oportunidades e impactar as pessoas à minha volta? Essa
resposta pode transformar o planeta. Vamos fazer a diferença juntos?
Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br , ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.
Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui! Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡