Nesse processo, mesmo diante de muitas dúvidas, mitos e negativas, é importante saber que basta um sim para mudar esse cenário e abrir o caminho para inova
Ainda existem muitas ideias errôneas sobre o processo de inovar. Infelizmente, em várias organizações, principalmente nas mais tradicionais, persiste o pensamento de que a inovação está inteiramente ligada à criatividade, aos robustos investimentos em tecnologia ou ainda à necessidade de grandes e bruscas mudanças.
Sem a implantação de uma real cultura de inovação, os “nãos” serão uma constante. O ponto de partida para arejar os pensamentos e abrir as possibilidades de um repensar de trajetórias começa com a compreensão de que hoje, em um mercado altamente competitivo e acelerado pela transformação digital, não existe a possibilidade de ignorar essa rota.
Mesmo que persistam os questionamentos e temores, é preciso implantar a sementinha da inovação nos corações e mentes de todos os envolvidos. É a partir desse primeiro chacoalhão que vem a sensibilização necessária para dar o start na cultura da inovação.
Antes de qualquer iniciativa mirabolante, uma organização decidida a inovar precisa elaborar estratégias. Não tem outro jeito de iniciar um processo de mudança profunda se não houver esse momento de união de esforços para quebrar barreiras, paradigmas e superar entraves burocráticos.
Como fazer o “sim” vencer o “não” na inovação
Na prática, os “nãos” começam a desaparecer seguindo o seguinte passo a passo:
- Disposta a adotar uma cultura de inovação, a empresa busca ferramentas de planejamento estratégico para as suas rotinas. Por meio delas será possível identificar, entre outras questões, os principais pontos e características da sua organização para determinar em quais processos é preciso inovar.
- Os “nãos” são combatidos com interação real. É fundamental abrir espaço para ações ou dinâmicas em que as ideias possam ser estimuladas e discutidas. Só não vale deixar isso como mais uma ação sem continuidade, ok? Algumas dessas propostas devem ser testadas e até quem sabe implantadas.
- Promover o aprendizado contínuo é essencial, ou seja, incentive e promova trocas ricas de conhecimentos sobre a inovação. Aqui, inclusive, devem ser priorizadas noções dos processos, desde o planejamento até a sua execução.
- Um checklist de todas as tentativas de inovação e mudanças já testadas na empresa será preponderante. Afinal, avaliar o que deu “certo” ou “errado” é essencial. Esse controle vai ser um elemento importante para avançar nessa busca por novos caminhos.
É fato: inovar depende de um processo, ou seja, de um planejamento estratégico que permita avaliar caminhos, soluções e as melhoras formas para torná-la realidade em uma empresa. Lembre-se que, mais que novos produtos ou ideias, a inovação real gera valor para uma organização.
Por isso, é essencial deixar para trás mitos sobre a inovação. Não é modinha ou uma área criada apenas para “cumprir tabela”. Tem que ser um movimento transformador e que gera mudanças constantes, ou seja, deve vir acompanhada por valores que tragam benefícios para o mundo e o local em que está inserida.
Para que esse cenário seja possível, dando fim completamente aos “nãos”, é fundamental mapear e compreender todos os processos da empresa para identificar as oportunidades que precisam de melhorias. Antes dessa avaliação, no entanto, é preciso ter bem definidas as metas e os objetivos que devem ser alcançados nesse processo. Sem esse “GPS”, seus esforços podem ser em vão. Abandone ideias equivocadas sobre altos investimentos e favoreça a desburocratização das atividades.
Com planejamento estratégico e o desejo de fazer diferente, é possível superar os nãos e dar um sim à inovação. Essa é a única forma de fazer com que uma empresa ou organização alcance novos patamares. A partir de uma rota bem definida por conta da implantação de uma cultura da inovação, dá para alçar voos incriveis rumo ao sucesso. O primeiro passo só depende de você. Boa sorte!