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Em busca do investidor ideal para a sua startup

Em busca do investidor ideal para a sua startup
DNA de Inovação
set. 1 - 5 min de leitura
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Apesar do cenário econômico conturbado, há um potencial de investimento poderoso no mercado brasileiro para as startups. O diferencial está em saber planejar e buscar o parceiro certo para alavancar o seu negócio

 

Um bom empreendedor tem que saber identificar, valorizar e saber como abordar um potencial investidor. Tudo isso tem que ser feito com muita cautela e planejamento, pois o mercado está cada vez mais disputado e sofre com as consequências do pós-pandemia, como a inflação elevada, além dos conflitos mundiais e outras questões.

Sem pessimismo, vale registrar um dado interessante do levantamento Rota de Investimentos em Startups 2022, capitaneado pela plataforma Jupter em parceria com a comunidade Anjos & VCs,  que sinaliza a disponibilidade de um capital em torno de R$ 18 bilhões para investimentos nessas empresas no país. O interessante, de acordo com o estudo, é que há um ecossistema de investidores bastante capitalizado e com foco em negócios que estão nos estágios iniciais.

De olho nesse cenário, a dica é não agir com precipitação e buscar investimentos que estejam de acordo com a realidade da sua startup. Ações não calculadas podem afastar excelentes oportunidades, pense nisso!

 

O passo a passo para buscar um investidor


A busca por investidores leva um tempo e é realmente uma etapa necessária. Apesar desse esforço, esse mapeamento não deve ser visto como algo complicado. É claro que esse processo exige dedicação, proatividade e networking.

Para começar, calcule os investimentos iniciais necessários, provavelmente muitos deles virão de você e dos seus possíveis sócios, para fazer a startup girar. Com o modelo de negócio definido, é hora de avaliar o caminho para chegar aos potenciais investidores.



Onde estão os investidores?

  1. Estude a sua rede de contatos e acione os seus conhecidos
    Você até pode não conhecer um investidor, mas tenha certeza que alguém que está no seu círculo social pode indicar um nome ou a empresa certa. O início de muitas startups é dessa forma, nunca esqueça disso.

    Por isso, não tenha preguiça de se dedicar à sua rede pessoal. O LinkedIn, inclusive, pode ser um filtro interessante para descobrir potenciais parceiros. Não desmereça a força e as possibilidades dessa rede social.

    Ative seu perfil para torná-lo atraente, consistente e bastante rico em informações. Trata-se de um hub completo de conexões potenciais para o futuro.

  2.  Avalie a possibilidade de integrar o seu negócio a uma incubadora ou aceleradora de startups
    Há algumas diferenças entre essas duas possibilidades, mas ambas têm como objetivo principal o desenvolvimento e crescimento de negócios com ideias inovadoras. Esse pode ser o ponto de virada do seu empreendimento, por isso, avalie com calma as possibilidades

  3. Busque os bancos de dados de pesquisa
    Há ferramentas, como o Crunchbase, que permitem o acesso a informações de investidores e o seu histórico de negócios nesse segmento. Esse é um caminho que pode ajudar a apontar futuras e promissoras oportunidades. 

  4. Encontre grupos de investidores anjos ou os chamados anjos de negócios
    Com processos bem regulamentados de operação, esses grupos são bastante recomendados para as startups que buscam dar um up nos seus investimentos. Faça uma busca detalhada e avalie as condições para não “queimar” fichas.

  5. Identifique as empresas de capital de risco
    Outra solução prática e indicada para as startups é a busca por esse perfil de instituição. É fundamental avaliar se elas são realmente a opção certa para a sua fase de captação de recursos. 

  6. Estude os portais de financiamento e crowdfunding
    Há prós e contras nessa opção, mas é possível avaliar bem essa possibilidade para tirar um excelente proveito de recursos e de tempo para fazer a sua startup decolar. 


    Fazer parte do ecossistema de inovação da sua cidade é essencial para atrair futuros investidores para a sua startup. Saiba vender o seu negócio da melhor forma, ou seja, não adianta apenas o desejo de fazer a diferença e de mostrar o quanto você é inventivo e criativo.  Seja objetivo, direto e tenha um modelo de negócio encantador. Saiba ser a “cereja do bolo” e, com certeza, muitas boas oportunidades virão. Boa sorte!







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