DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Design Thinking e metodologias ágeis são caminhos obrigatórios para a inovação

Design Thinking e metodologias ágeis são caminhos obrigatórios para a inovação
DNA de Inovação
set. 15 - 5 min de leitura
000

Se o consumidor ainda não está de fato no foco das suas decisões estratégicas, é hora de repensar o seu negócio e buscar abordagens que garantam o sucesso das suas atividades

O sonho de qualquer empresa é se destacar no mercado e implantar processos de inovação que realmente façam a diferença. Na prática, há inúmeras ferramentas capazes de ajudar a solucionar problemas no ambiente corporativo, além de serem essenciais para assegurar avanços primordiais em qualquer atividade.

Nesse quesito, destacam-se, por exemplo, o Design Thinking e as metodologias ágeis. Tratam-se de abordagens que garantem uma nova perspectiva de atuação, ou seja, expandem as possibilidades e criam vantagem competitiva.

Mas, afinal, como adotá-las e quais são os seus reais benefícios? Bora conferir:

 

Tudo o que você precisa saber sobre o Design Thinking

O termo é simples é direto: “pensar como um designer” ou se apropriar do “pensamento de um design” para buscar as melhores resoluções das diferentes dores. É fato que problemas sempre existem em qualquer negócio e saná-los corretamente é fundamental.

Em outras palavras, o Design Thinking parte do princípio de se apropriar do olhar mais abrangente desse importante profissional (o designer!) para observar e identificar os anseios dos consumidores. Por meio dessa abordagem, o desafio é buscar soluções criativas e inovadoras para resolver os mais diversos problemas.

Toda e qualquer ação tem o cliente no centro das decisões. Por isso, um dos pré-requisitos para o bom uso do Design Thinking é estar atento e sempre dar voz ao consumidor. O que ele tem a dizer é matéria-prima para qualquer iniciativa. 


Entre os diferentes benefícios do Design Thinking, destacam-se:

 

  • É viável para qualquer tamanho e segmento de empresa, ou seja, é uma ferramenta sem contraindicações e essencial para todo o tipo de negócio.

  • Uma das grandes vantagens é a possibilidade de resolução efetiva dos problemas dos consumidores com bastante assertividade. Como a premissa é que os clientes serão realmente ouvidos, isso gera valor e resultados potencializadores. 

  • É um caminho altamente benéfico para a inovação corporativa, pois oferece inúmeras oportunidades para inovar.

 

Para fechar, uma reflexão importante. O Design Thinking já existe há muito tempo, desde os anos de 1970. Apesar de soar como apenas uma novidade ou “modinha” para muita gente, passou ser mais incorporado recentemente por conta de uma necessidade real.

Explica-se: hoje, o Design Thinking é sinônimo de obrigatório, afinal, uma empresa que não ouve os consumidores está colocando em risco a sua existência. Com o boom tecnológico e a expansão das atividades no digital, não há como recuar e tornou-se urgente repensar estratégias.

O consumidor tem sim voz e dita tendências. Por meio das redes sociais, por exemplo, pode potencializar ou derrubar uma marca. Devido a esse cenário, o Design Thinking faz com que qualquer organização coloque o cliente no centro do processo. Essa mentalidade disruptiva deve ser um mantra para qualquer negócio, independentemente do segmento de atuação.

 

Por que é preciso adotar a metodologia ágil?

Dinamismo, rapidez e foco são alguns dos muitos benefícios garantidos pela metodologia ágil. Por meio dela, é possível implantar processos que ajudam os times envolvidos a dar respostas rápidas aos feedbacks que surgem durante um projeto ou qualquer outra ação.

A metodologia ágil assegura um direcionamento certeiro para qualquer atividade. Para tanto, tornam-se essenciais as chamadas iterações ou sprints, que são na verdade reuniões feitas com periodicidade regular.

Sem dúvida alguma, essa metodologia, que surgiu em 2001 e tem forte inspiração no Design Thinking, é pré-requisito para implantar processos de inovação, elaborar novos produtos e para o desenvolvimento de outras potencialidades, como a agilidade na tomada de decisão.

Nunca esqueça: ser ágil é, atualmente, uma necessidade. O mundo segue a uma velocidade impressionante e altamente impactada pela tecnologia, por isso, é vital estar atento a novos pensamentos e abordagens diferenciadas. Esse será o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso. 

Pense nisso e proporcione satisfação ao seu cliente. Aceite as mudanças, promova conversas e aposte no desenvolvimento sustentável. A simplicidade é o ingrediente potente para uma gestão ágil. É hora de rever conceitos, mãos à obra!



  O DNA de Inovação  tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail:  startups@dnainovacao.com.br , ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613. Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui! Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡  

 



Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você