Se o consumidor ainda não está de
fato no foco das suas decisões estratégicas, é hora de repensar o seu negócio e
buscar abordagens que garantam o sucesso das suas atividades
O sonho de
qualquer empresa é se destacar no mercado e implantar processos de inovação que
realmente façam a diferença. Na prática, há inúmeras ferramentas capazes de
ajudar a solucionar problemas no ambiente corporativo, além de serem essenciais
para assegurar avanços primordiais em qualquer atividade.
Nesse
quesito, destacam-se, por exemplo, o Design Thinking e as metodologias ágeis.
Tratam-se de abordagens que garantem uma nova perspectiva de atuação, ou seja,
expandem as possibilidades e criam vantagem competitiva.
Mas, afinal,
como adotá-las e quais são os seus reais benefícios? Bora conferir:
Tudo o
que você precisa saber sobre o Design Thinking
O termo é
simples é direto: “pensar como um designer” ou se apropriar do “pensamento de
um design” para buscar as melhores resoluções das diferentes dores. É fato que
problemas sempre existem em qualquer negócio e saná-los corretamente é
fundamental.
Em outras
palavras, o Design Thinking parte do princípio de se apropriar do olhar mais
abrangente desse importante profissional (o designer!) para observar e
identificar os anseios dos consumidores. Por meio dessa abordagem, o desafio é
buscar soluções criativas e inovadoras para resolver os mais diversos
problemas.
Toda e qualquer ação tem o cliente no centro das decisões. Por isso, um dos pré-requisitos para o bom uso do Design Thinking é estar atento e sempre dar voz ao consumidor. O que ele tem a dizer é matéria-prima para qualquer iniciativa.
Entre os
diferentes benefícios do Design Thinking, destacam-se:
- É viável para qualquer tamanho e
segmento de empresa, ou seja, é uma ferramenta sem contraindicações e essencial
para todo o tipo de negócio.
- Uma das grandes vantagens é a
possibilidade de resolução efetiva dos problemas dos consumidores com bastante
assertividade. Como a premissa é que os clientes serão realmente ouvidos, isso
gera valor e resultados potencializadores.
- É um caminho altamente benéfico para
a inovação corporativa, pois oferece inúmeras oportunidades para inovar.
Para fechar,
uma reflexão importante. O Design Thinking já existe há muito tempo, desde os
anos de 1970. Apesar de soar como apenas uma novidade ou “modinha” para muita
gente, passou ser mais incorporado recentemente por conta de uma necessidade
real.
Explica-se:
hoje, o Design Thinking é sinônimo de obrigatório, afinal, uma empresa que não
ouve os consumidores está colocando em risco a sua existência. Com o boom
tecnológico e a expansão das atividades no digital, não há como recuar e
tornou-se urgente repensar estratégias.
O consumidor
tem sim voz e dita tendências. Por meio das redes sociais, por exemplo, pode
potencializar ou derrubar uma marca. Devido a esse cenário, o Design Thinking
faz com que qualquer organização coloque o cliente no centro do processo. Essa
mentalidade disruptiva deve ser um mantra para qualquer negócio,
independentemente do segmento de atuação.
Por que
é preciso adotar a metodologia ágil?
Dinamismo,
rapidez e foco são alguns dos muitos benefícios garantidos pela metodologia
ágil. Por meio dela, é possível implantar processos que ajudam os times
envolvidos a dar respostas rápidas aos feedbacks que surgem durante um projeto
ou qualquer outra ação.
A
metodologia ágil assegura um direcionamento certeiro para qualquer atividade.
Para tanto, tornam-se essenciais as chamadas iterações ou sprints, que são na
verdade reuniões feitas com periodicidade regular.
Sem dúvida
alguma, essa metodologia, que surgiu em 2001 e tem forte inspiração no Design
Thinking, é pré-requisito para implantar processos de inovação, elaborar novos
produtos e para o desenvolvimento de outras potencialidades, como a agilidade
na tomada de decisão.
Nunca
esqueça: ser ágil é, atualmente, uma necessidade. O mundo segue a uma
velocidade impressionante e altamente impactada pela tecnologia, por isso, é
vital estar atento a novos pensamentos e abordagens diferenciadas. Esse será o
divisor de águas entre o sucesso e o fracasso.
Pense nisso
e proporcione satisfação ao seu cliente. Aceite as mudanças, promova conversas
e aposte no desenvolvimento sustentável. A simplicidade é o ingrediente potente
para uma gestão ágil. É hora de rever conceitos, mãos à obra!