DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Descubra como funciona o pitch invertido

Descubra como funciona o pitch invertido
DNA de Inovação
mar. 14 - 4 min de leitura
000

A inversão de papéis na hora do pitch potencializa o ecossistema de inovação e traz grandes oportunidades

 

Como o próprio nome sugere, o pitch invertido, ao contrário do modelo tradicional, coloca as empresas/investidores como apresentadoras das suas dores às startups, que ocupam a plateia. O formato admite variações, mas é fato que tornou-se um importante recurso para promover a inovação e movimentar o ecossistema.

 

Com tempo bem cronometrado (entre 5 e 10 minutos) e breve apresentação, o pitch invertido também abre espaço para perguntas e respostas. O encontro pode ser permeado por apresentações dos conceitos de negócios das organizações ou pelo lançamento de desafios para que sejam resolvidos pelas startups.

 

Bastante rico, o pitch invertido também abre espaço a dinâmicas diferenciadas. Por meio dele, dá para representantes de grandes instituições simularem um pitch convencional das startups direcionado aos próprios fundadores com o objetivo de  que visualizem os seus negócios sob outra perspectiva.

Vantagens do pitch invertido

O pitch invertido faz com que, após as apresentações, as empresas tenham como identificar projetos escaláveis, inovadores e tecnológicos que mereçam aportes. Essa troca traz sinergia e beneficia todo o ecossistema de inovação.

O formato já é um sucesso em vários países. Nos EUA, desde 2015, por exemplo, a cidade de  Austin, no Texas, é palco da “[Re]Verse PitchCompetition”. No Brasil já há iniciativas nesse sentido também, como a promovida pelo Sebrae/PR e que conta com a adesão do Condor Connect.

Se as empresas têm a possibilidade de solucionar desafios de forma inovadora, a startup que participa do pitch reverso, mesmo que não consiga aceleração, incubação, investimento ou outro apoio, adquire muita informação, conteúdo e referências. Um modelo que deve ser cada vez mais estimulado.

Educação para os negócios

Sem dúvida alguma, o pitch reverso, na prática, tem o objetivo de educar o mercado sobre o que realmente os investidores buscam. O modelo ajuda tanto o trabalho de quem capta quanto o de quem investe. Essa poderosa troca também favorece o coinvestimento.

Para as startups, uma boa notícia. Investidores, como a aceleradora Ventiur, estão muito otimistas em relação ao early-stage. No caso da empresa, a ideia é dobrar os aportes em 2023.

De acordo com os líderes da Ventiur, há muito capital para investir no early-stage. Só que os critérios de avaliação estão cada vez mais rigorosos. A premissa é encontrar boas startups, que estejam realmente preparadas para receber o dinheiro e saber o que fazer com ele.

Como trabalham com o dinheiro de investidores, a Ventiur quer bons negócios que realmente deem certo a médio e longo prazo. No pitch reverso, a inversão de papéis ajuda na apresentação de soluções que estejam em total sintonia com as expectativas do mercado e favorece os empreendedores na apresentação de iniciativas realmente assertivas.

Insights importantes para 2023

  • Não há certo ou errado entre quem investe ou recebe o capital neste momento. De acordo com os especialistas, o mercado ainda é imaturo e a responsabilidade está sendo chamada para todos os lados. A meta é construir um negócio sustentável o mais cedo possível e o pitch reverso pode facilitar o processo.
  • A sustentabilidade, em dimensões que incorporam questões relacionadas a temas como energia solar, carbono e hidrogênio, ainda é o foco de investimento de boa parte do capital disponível. Pense nisso.
  • Apesar das dificuldades, como a redução substancial de valuation no late-stage, especialistas reforçam que ainda há muito espaço para startups em estágio inicial. Bora fazer a diferença.
  • O mercado das insurtechs e healthtechs continuam atraindo muitos investidores. Sem dúvida alguma, a saúde é um tema a ser explorado, pois são iniciativas que mudam a vida de todas as pessoas.
  • O futuro do blockchain é repleto de boas perspectivas. De acordo com especialistas, a infraestrutura já está disponível e é apenas uma questão de tempo para a adoção em massa.

Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você