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Descubra como estruturar as vendas da sua startup

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dez. 16 - 4 min de leitura
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Com mais de 15 anos de atuação na área comercial, Matheus Rigo traz insights inspiradores para todos os empreendedores

 

De vendedor de loja à atuação em bancos, Matheus Rigo é um apaixonado pelo que faz. No mercado desde os 16 anos, o profissional mudou o rumo de sua carreira ao empreender.

 

Diretor de expansão da Poyos Franquias, Matheus compartilha insights preciosos nesta edição do programa de streaming “Quebrando a Cuca”. 


“A cultura de venda, independentemente de ser uma startup ou não, tem uma base que não vai ser trocada”, fala.

 

Na prática, estudar o cliente, conhecer o produto, entre outros aspectos, são pontos que fazem parte do checklist para a estruturação das vendas. De acordo com Rigo, é essencial que o empreendedor não se apegue demasiadamente à ideia do negócio para que possa testar de forma assertiva a viabilidade do seu produto. 


“A grande jogada é entender se você vai ter mercado e se não tá muito preso à tua ideia. Ela tem que ser vendável”, reforça.

 

Para Rigo, vender é um processo e, obrigatoriamente, precisa dar prazer.


“A venda não acontece sozinha: ela depende de todos os times”, reitera.

 

Matheus Rigo também diz que é essencial estudar tudo o que diz respeito ao conceito de omnichannel.


“A venda tem uma pirâmide para a pessoa comprar: pessoas, produto e empresa. As três têm que estar com o nível de confiança lá em cima”, observa.



Dicas para estruturar as vendas da sua startup

 

Para que possa escalar seu negócio de forma eficiente, veja essas orientações práticas:

 

  1. Defina o público-alvo e a proposta de valor, ou seja, certifique-se de que seu produto/serviço resolve um problema real e relevante.

  2. Estruture um funil de vendas. Analise as melhores estratégias para atrair leads (marketing de conteúdo, anúncios, redes sociais), fazer um bom engajamento e garantir, com propostas claras e personalizadas, o fechamento de vendas.

  3. Implante processos e ferramentas. Isso inclui, por exemplo, a automação e o uso de sistemas como o CRM.

  4. Busque profissionais com perfil empreendedor, que saibam lidar com desafios, e ofereça treinamentos regulares sobre o produto, concorrência e técnicas de venda.

  5. Siga à risca métricas e KPIs. Monitore bem todos os indicadores.

  6. Faça testes e iterações, além de buscar parcerias estratégicas.

  7. Não esqueça: atenda bem e fidelize. Um cliente satisfeito não só volta, mas também recomenda. Invista em atendimento pós-venda e programas de fidelidade.

 

Estruturar as vendas de uma startup é essencial para seu sucesso. Pense nisso com carinho e se prepare para fazer bons negócios!


Assista ao Episódio!

Quer saber por que ele indica a leitura de “Os Segredos do Lobo”, de Jordan Belfort? O livro ganhou uma adaptação para os cinemas protagonizada por Leonardo Di Caprio.  Ficou curioso? Então, fica a dica: assista aqui e confira o bate-papo de Matheus Rigo com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e o professor e doutor Dornelles Vissotto Jr., da UFPR, que é mentor e analista de investimentos de venture capital e smart money para aceleradoras de startups e fundos de investimento da Condor Connect.




A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify)  traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.

 

  • Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.

 

  • Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.


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