DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
StartupsVOLTAR

Descomplicando o metaverso

Descomplicando o metaverso
DNA de Inovação
mar. 6 - 5 min de leitura
000

⚠️Você pode escutar e ver o Quebrando Cuca ao final dessa matéria.


Saiba que essa tendência, responsável por movimentar cada vez mais as estratégias de grandes players como Coca-Cola e Nike,  não é inacessível e está muito próxima do seu dia a dia profissional e até mesmo nos momentos de lazer com os amigos e familiares

 

O metaverso é um dos assuntos mais comentados dos últimos anos. Com o boom tecnológico verificado desde a pandemia e diante da expansão dos projetos em realidade aumentada e inteligência artificial, ele tornou-se um fato concreto e deixou de ser apenas uma tendência.

 

Marcando presença até mesmo na trama da novela das 21 horas da Rede Globo (“Travessia”), o metaverso virou a grande sensação dos debates envolvendo inovação e novas tecnologias. Para quem acha tudo isso muito complicado, Mauricio Toti, criador da startup deskMy, tem a definição perfeita: “É qualquer ambiente imersivo para interagir”, salienta.

 

Pela deskMy, por exemplo, Toti e sua equipe oferecem uma plataforma que fornece soluções interessantes para o trabalho híbrido ou remoto. Nesse contexto, o metaverso ganha fôlego e garante trocas interessantes mesmo a distância. É uma troca mais empática e bem menos fria do que a verificada, por exemplo, no WhatsApp. “A ideia é fazer com que todos se sintam mais próximos, mesmo que estejam distantes”, completa Toti.

 

Afinal, o que é o metaverso?

Considerada pelos mais entusiastas como a evolução da internet, o metaverso pode ser traduzido como uma nova camada de realidade, que promove a integração entre os mundos real e virtual. De uma certa forma, como aponta Toti, esse conceito já está presente no universo dos games e no próprio uso diário das redes sociais.

 

Por meio dos avatares, que representam a identidade de cada pessoa no ambiente virtual, o metaverso abre possibilidade às mais diversas formas de interação. Por meio dele, lembra Mauricio Toti,  todo mundo se sente mais perto e também mais conectado.

 

Pelo metaverso, analisa Toti, dá para expandir as ações de MKT, criar eventos (palestras e cursos, por exemplo), além de explorar questões operacionais/técnicas/ciência, como testar um motor ou aprender a fazer uma cirurgia. Enfim, um enorme leque de possibilidades.

 

Apesar de grandes players estarem dedicando esforços ao metaverso, há muito ainda a ser construído nesse sentido. A Microsoft lançou, ainda em 2021, o Mesh, uma plataforma que garante a realização de reuniões com hologramas. A empresa também criou avatares 3D para o Teams, a ferramenta voltada à comunicação.

 

A Nike apostou na Nikeland, plataforma dentro do game Roblox, e ainda adquiriu uma startup especializada em NFTs de moda. Até o Banco do Brasil testou uma experiência virtual dentro do game GTA. Nela, dava para o jogador abrir uma conta na instituição e até mesmo trabalhar como abastecedor de caixa.

 

Há iniciativas nas mais variadas áreas com o metaverso. Ao que tudo indica, esse processo deve se acelerar ainda mais nos próximos meses.


“A curiosidade move o ser humano. Não tenha medo, experimente. Essa sede de conhecimento é essencial para aprender e evoluir”, finaliza Toti.

 

Lembre-se: mesmo que ainda seja difícil prever de que forma o metaverso vai influenciar toda a sociedade daqui para a frente, é fato que essa revolução tecnológica provocará disrupções na economia, na forma de se relacionar e no próprio mercado de trabalho.

 

Em seu blog, no final de 2021, Bill Gates fez a seguinte ponderação sobre o metaverso: “Dentro dos próximos dois ou  três anos, prevejo que a maioria das reuniões virtuais deixarão de acontecer em imagens de câmeras em um grid 2D para o metaverso: um espaço 3D com avatares digitais”, falou.

 

As previsões são realmente bastante otimistas.  Matthew Ball, CEO da Epyllion, uma holding que faz inúmeros investimentos-anjo, publicou recentemente o artigo “Metaverso: o que é, onde encontrar e quem irá construí-lo”. Nele, o escritor e investidor de risco diz: “O metaverso é a porta de entrada para a maior parte das experiências digitais, a chave para todas as experiências físicas e será a próxima grande plataforma de trabalho”.  Se você espera um 2023 diferente e rico em alternativas, tenha no seu radar esse tema.



🎬 ASSISTA À LIVE


🎙️ESCUTE AO PODCAST!



O DNA de Inovação  tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.
Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação.

Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail:  startups@dnainovacao.com.br , ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613. Quer apresentar sua solução para a aceleradora Condor Connect? Agende seu pitch aqui!

Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡  

Participe do grupo Startups e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você