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Como tornar a sua startup interessante para futuros investimentos

Como tornar a sua startup interessante para futuros investimentos
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abr. 27 - 6 min de leitura
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A verdade é que dinheiro não falta para quem tem bons projetos. De olho no boom do setor, veja como fazer a sua empresa alçar voos mais altos

Se você tem uma startup, fique atento às boas possibilidades do mercado. Em 2021, os investimentos em empresas com esse perfil bateram recorde no Brasil – chegando a US$ 9,4 bilhões, como aponta um estudo da plataforma Distrito. Para se ter uma ideia da excelente fase, esse valor é 2,5 vezes maior que o total aportado no ano anterior.

Nem mesmo os impactos da pandemia ou da crise econômica que assola o país desde 2015 foram capazes de afetar negativamente o cenário das startups. Diante desse boom, aumenta também a competitividade e a necessidade do empreendedor ter um bom plano de negócios: afinal, como mostram os números, há dinheiro disponível, mas é necessário apresentar um projeto diferenciado.

O ponto de partida para essa reflexão pode ser uma análise dos novos unicórnios brasileiros, ou seja, as startups que alcançaram um valor de mercado superior a 1 bilhão. No ano passado, o país teve o maior número de empresas que atingiram essa categoria (10 no total). Uma prova de que vivemos uma ebulição positiva em favor da inovação e do empreendedorismo.

Se a ideia é buscar boas referências, vale explorar a história, cases e conquistas dessas 10 superpoderosas startups, que alcançaram o almejado título de unicórnio no ano passado: MadeiraMadeira, Hotmart, C6, Mercado Bitcoin, Unico, Frete.com, CloudWalk, Merama, Facily e Olist. Estudar o mercado é uma tarefa necessária para quem quer empreender e atingir o sucesso.

 

Os passos para fazer da sua startup um bom negócio

Mais do que uma ideia, uma porção generosa de criatividade e muita vontade, é preciso ter uma boa gestão estratégica para fazer com que a sua startup aconteça no mercado e chame a atenção dos investidores. Para garantir seu êxito nessa empreitada, veja as dicas da Small Business Trends para fazer o seu negócio bombar:
 

Apresente ao mercado um produto ou serviço muito poderoso

Tenha em suas mãos um produto ou serviço que encante o público, ou seja, ele precisa ser forte o suficiente para não depender, por exemplo, de ações mirabolantes com influenciadores para gerar repercussão. O boca a boca fará a diferença. 
 

Um nome bem escolhido não tem preço

Não esqueça: você está escolhendo um nome para uma marca. Tenha isso em mente, afinal, a primeira impressão é a que fica. A simplicidade tem muito poder e a facilidade de memorização é um atrativo interessante.

 

Trate com muito cuidado do seu plano de negócios

Se há uma boa gestão estratégica, com certeza a sua startup tem um plano de negócios muito bacana. Ele é como o GPS do seu negócio, pois vai ditar os passos rumo ao futuro: tudo o que precisa ser feito, os recursos necessários e ter um cenário visível dos próximos três ou cinco anos. Os possíveis investidores decidirão os aportes por meio desse documento. Ele é o seu passaporte para voos maiores.

 

Pratique preços justos

Sensatez deve ser a palavra de ordem no momento de decidir quanto você vai cobrar pelos seus produtos ou serviços. Estabeleça pesquisas entre os concorrentes e avalie os valores praticados não mercado. Busque uma concorrência saudável e favorável aos consumidores, mas que não gere prejuízos para a sua startup.

 

Monte o time dos sonhos

Busque e valorize os colaboradores que farão parte da sua startup. Esse time será como um cartão de visitas. Se precisar, procure o apoio de plataformas de recrutamento que possam identificar no mercado os melhores talentos.

 

É essencial que a sua startup seja um alvo de aquisição atraente

Caso considere a possibilidade de vender a sua startup em um momento de boa estabilidade financeira, tenha em suas mãos um produto, tecnologia ou serviço que uma outra empresa consiga absorver.

 

Repercussão é sempre bom

Sua marca tem que estar presente na vida das pessoas. Busque táticas para propiciar esse burburinho – vale de tudo um pouco: distribuir amostras grátis, conceder entrevistas a veículos da grande mídia, influenciadores ou podcasts de relevância, oferecer palestras gratuitas em eventos do segmento da sua startup e ainda promover muita interação com os seus clientes.

 

Marketing viral ajuda

Espalhe as suas ideias e faça o seu negócio acontecer. Infográficos e vídeos, por exemplo, geram mais compartilhamento que textos, ou seja, podem aumentar e muito o seu alcance.

 

Tenha uma atuação planejada nas redes sociais

Não adianta nada só atualizar o Facebook, Instagram, Twitter ou TikTok: é preciso um excepcional planejamento de gestão estratégica e de marketing digital para se apropriar das possibilidades desses meios.

 

Aconteça no celular

Independentemente da área de atuação, o site da sua startup tem que ser acessado facilmente no celular. É a primeira tela, nunca esqueça disso. Se no início não for possível ter um aplicativo mobile, garanta uma usabilidade sensacional para quem for navegar por meio do aparelho telefônico móvel.

 

Com essas dicas, tenha certeza que a sua startup pode vir a contar grandes histórias de sucesso nos próximos anos. Prepare-se para fazer a diferença!

 


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