DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
StartupsVOLTAR

Como as startups podem revolucionar organizações tradicionais?

Como as startups podem revolucionar organizações tradicionais?
DNA de Inovação
jul. 11 - 4 min de leitura
000

 

Por meio da inovação aberta, o polo industrial de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, passou por grandes transformações orquestradas pela Spin Startups+Industries 

 

O tradicional município de Jaraguá do Sul é um dos polos industriais mais importantes de Santa Catarina. A região, expoente da economia catarinense e conhecida por ser berço de grandes marcas do ramo têxtil, motores elétricos e de outros segmentos, tornou-se um espaço promissor para o ecossistema de inovação.

Com grandes organizações, em sua maioria de origem familiar e que viraram poderosos complexos industriais, era necessário criar um ambiente capaz de disseminar a importância de inovar. Afinal, muitas dessas empresas, devido à complexidade de suas estruturas e operações tradicionais, têm dificuldade de implantar a mudança de mindset necessária para se adaptar a um mercado altamente competitivo, cada vez mais acelerado e impactado pelas novidades tecnológicas. ]
 

AIoTech Manutenção Inteligente          
 

Nesse terreno fértil, há cinco anos nasceu a  Spin Startups+Industries, que provocou uma revolução além das fronteiras desse importante estado do Sul. Na prática, a aceleradora promove conexões que serão essenciais para garantir o êxito do processo de inovação. Entre os seus idealizadores, destacam-se profissionais egressos dessas grandes empresas, ou seja, que têm uma visão abrangente dos seus aspectos positivos e negativos.
        

“As indústrias precisam saber como se relacionar com as startups”, avisa Eduardo dos Ramos, CEO da Spin Startups+Industries.

         
Por meio dessa união de esforços, a aceleradora promove a inovação aberta, essencial para o desenvolvimento e manutenção de qualquer negócio atualmente. Afinal, essa disrupção torna-se mais viável por meio de alianças e da busca de equilíbrio para investimentos que exigiriam grandes aportes financeiros.  Criatividade e trocas ricas de experiências podem operar poderosas transformações.

Ramos lembra que é primordial promover esse aculturamento entre as grandes organizações e as startups. É por meio do choque dessas realidades tão distintas que será possível promover as inovações necessárias, mas desde que exista o comprometimento de todos em realmente abraçar o processo.
 

“Persiste, nessas grandes empresas, o medo de errar. É preciso quebrar esse paradigma”, completa.
 

https://media-exp1.licdn.com/dms/image/C4D03AQFGoxhXeXL1Ow/profile-displayphoto-shrink_800_800/0/1628097748026?e=1663200000&v=beta&t=2qpR2z1dD3F4EACZEHlnX77Z6-hWt4YzxflVfvxnOQc   

Troca de experiências

Eduardo dos Ramos faz uso de uma analogia bastante interessante para explicar como é a atuação da Spin Startups+Industries nesse processo. Ele compara as grandes organizações a um grande transatlântico, que exige um maior número de pessoas em todo o seu gerenciamento e condução, além de apresentar mais dificuldades para aplicar manobras mais ousadas.

Do outro lado, vêm as startups como verdadeiros jet skis. Menores e mais modernas, elas conseguem se deslocar mais rapidamente e fazer movimentos muito mais ágeis. Desse encontro é que vai ser possível nascer soluções que serão benéficas para ambos os lados.

Por essas e outras razões, a Spin Startups+Industries tem provocado reviravoltas interessantes em instituições mais tradicionais. Tudo isso por meio de consultorias e acompanhamento altamente especializado, que promove mudanças profundas no mindset e que expande os conceitos de inovação a todas as áreas.

 

Seja um eterno inconformado

Para Ramos, os grandes empresários precisam entender que é essencial ser um eterno inconformado. Além de não ter medo de errar, precisam compreender que esse processo não acontece da noite para o dia e que é fundamental identificar quais são as suas dores.
 

“As empresas precisam aprender a agir com inovação. Faça pequenos experimentos com risco controlado, mas não fique simplesmente confortável com a sua atual situação”, completa o CEO da Spin Startups+Industries.

 

A importância de inovar na educação - Centro Educacional Lumni   
       

Para quem ainda tem resistência a essa tão necessária disrupção, Eduardo dos Ramos deixa um aviso importante:
 

“Se o seu negócio não crescer, uma hora você vai ser engolido. Mas como crescer? Precisa inovar, pense nisso”, finaliza.

                  
Que tal repensar atitudes e apostas para buscar uma maior proximidade com as startups? O ecossistema de inovação oferece oportunidades incríveis para turbinar o seu negócio. Esse intercâmbio de experiências exponencializa as possibilidades de atuação e aponta, inclusive, possíveis novos caminhos. Experimente e prepare-se para voos ainda maiores!

Participe do grupo Startups e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você