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Busque estratégias para superar a concorrência no varejo on-line

Busque estratégias para superar a concorrência no varejo on-line
DNA de Inovação
mai. 24 - 5 min de leitura
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Apesar das dificuldades, as vendas no ambiente digital são uma tendência e é preciso focar na experiência do consumidor para fazer qualquer negócio deslanchar


O varejo digital segue a todo vapor e a concorrência é cada vez maior nesse nicho de mercado. O cenário para 2023 é, no mínimo, também preocupante: além dos entraves econômicos, leia-se inflação e recessão, a disputa com players internacionais deve ser intensificada e também destacam-se as mudanças de comportamento do consumidor (os clientes estão novamente interessados nas lojas físicas e cada vez mais exigentes em relação à postura das marcas sobre política e outros temas urgentes, como sustentabilidade).

Apesar de marcar presença na lista das 10 nações com maior expectativa do e-commerce, no ano passado, por exemplo, alguns resultados acenderam o sinal de alerta no setor varejista. A tão aguardada Black Friday, em 2022, teve uma queda de 28% no faturamento e registrou o pior resultado desde que a data entrou para o calendário de eventos do comércio brasileiro.

O faturamento de R$ 150 bilhões em 2021, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), encheu de esperança o segmento para os anos seguintes. Apesar de uma desaceleração, há sim otimismo no varejo digital, desde que os esforços sejam voltados para a experiência do consumidor.


Consumidor no foco das ações


O faturamento no ambiente digital pode ser muito gratificante para os varejistas que colocarem as estratégias em favor da melhor jornada aos consumidores. A experiência do cliente deve ir além da competição por preço, ou seja, tem que gerar valor em cada etapa.

Dessa forma, algumas medidas podem fazer toda a diferença. Veja:

  • É essencial integrar o marketing à operação do negócio: é necessário aperfeiçoar cada vez mais questões como o prazo de entrega, além de tudo o que diz respeito ao preço, praticidade, rapidez e transparência. Deve haver sinergia entre estoque, logística e marketing. No caso das ações de MKT, é primordial oferecer vantagens, como condições especiais de frete, além de outras personalizações dos anúncios.

  • Menos é mais: em um ano nebuloso, o foco em resultados será decisivo e é preciso otimizar custos. Foque nas campanhas de branding (ótimas para engajar o consumidor e gerar tráfego para o e-commerce), reavalie processos e reveja expectativas. Combine as estratégias com as tecnologias mais apropriadas para cada modelo.

  • Tenha uma marca diferenciada: como já citado anteriormente, é primordial estar em total alinhamento com os consumidores. Para tanto, investir em branding ajuda a fortalecer a percepção dos valores da marca com o público-alvo. Lembre-se: comunicações genéricas e impessoais não funcionam mais. É preciso agir dentro das expectativas dos clientes e avaliar como a sua marca pode impactar, de fato, a vida deles.


Mesmo cercadas de incertezas, as vendas on-line são uma tendência para o futuro e o varejo precisa se digitalizar. Mais que isso, as empresas do setor devem adotar técnicas para se destacar e atingir o sucesso.

Deixar a concorrência para trás e ter um negócio lucrativo, além de clientes fiéis, é o sonho de todas as empresas. Para atingir esse objetivo, é preciso muita dedicação e gestão estratégica. O primeiro passo só depende de você!


Maneiras de se diferenciar no varejo on-line


  1. Esteja sempre de olho na concorrência

 

  1. Tenha preços competitivos

 

  1. Busque um canal de escuta ativa com os consumidores

 

  1. Aguce os sentidos do consumidor, ou seja, invista em estímulos visuais, sonoros e outras iniciativas. O marketing sensorial vai bem no digital e no físico. Fora isso, pode cativar o cliente e estimular compras

 

  1. O sucesso do negócio depende do prazo de entrega. Por isso, otimize a logística

 

  1. Aposte em um bom relacionamento com o cliente (cartões de fidelidade, cashback, programas de benefícios e cupons de desconto)

 

  1. Faça um bom uso do marketing digital: foco nas redes sociais, e-mail, blog e mensagens de texto. Essas ações fortalecem o e-commerce

 

  1. Esteja atento à realidade do mercado

 

  1. Invista em novidades e desenvolva valores para a marca

 

  1.  Crie relacionamento nas redes sociais







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