Diante de tantas dores e desafios,
a sua startup pode ter a proposta perfeita para fazer a diferença neste novo
ano
Com a pandemia, a digitalização do varejo
avançou 10 anos em apenas dois. Sem acesso às lojas físicas, os canais virtuais
deixaram de ser uma aposta complementar ao negócio para se tornar a base
essencial diante do isolamento social.
Esse movimento apenas se acelerou na fase
pós-pandemia, mas ainda assim são inúmeros os obstáculos verificados no setor
varejista. Um estudo do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) aponta
que, nos próximos meses, deve, infelizmente, ser registrada uma queda de
receita nas organizações do segmento, sobretudo neste início de ano. A previsão
é de um recuo de 6,4% em relação a janeiro de 2022.
Com tantos obstáculos, a tecnologia vem à
berlinda como a carta na manga preciosa para afastar o momento complexo e
atingir as metas tão almejadas de faturamento. Nesse cenário, startups que
tenham iniciativas interessantes voltadas a esse segmento podem ajudar a fazer
a diferença.
A aceleradora Condor Connect está com
inscrições abertas, desde o dia 16 de janeiro,
para o pitch 2023. A empresa, que faz parte de uma das mais importantes
redes varejistas do Sul do país, tem mobilizado com bastante eficiência o
ecossistema de inovação e gerado movimentos disruptivos essenciais.
Para promover e estimular a criatividade dos
inovadores de plantão, a aceleradora Condor Connect divide algumas das dores
que precisam de soluções urgentes no varejo. Observe:
- Análises preditivas do
comportamento do consumidor
- Experiência phygital - Como criar atendimentos
presenciais mais digitais e canais digitais mais humanizados?
- Metaverso e tokenização
para o varejo
- Ferramenta de dados
mais qualificada para a tomada de decisões e estratégias de precificação
- Propostas em
logística/transporte/oficina
- Separação e
armazenamento (WMS)
- Gestão de preço e
pesquisa
- Prevenção de perda /
Validade de produto
- CRM / Inteligência Artificial / Analytics/
Comportamento X Consumo
- Solução diferenciada
para o controle da manutenção predial
- Controle de acesso
predial (pessoas e veículos): como usar a tecnologia nesse processo?
- Aplicativo de checklist para supermercados com foco na gestão de
processos de higiene e segurança alimentar
E aí, preparado para compartilhar ideias e
soluções? Inscreva-se agora mesmo no pitch 2023 da aceleradora Condor Connect. Clique aqui. Para mais
informações, entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp (+55 (41) 98816-2613) ou envie um e-mail: startups@dnainovacao.com.br
Um caminho sem volta
A digitalização do varejo deve continuar a todo
vapor. De acordo com um relatório da Gartner, 94% dos CEOs do setor varejista
pretendem manter ou acelerar a transformação digital impulsionada no momento de
combate ao coronavírus. Nesse cenário, tecnologias de pricing, principalmente
desenvolvidas com inteligência artificial, devem se destacar cada vez mais.
Um estudo da Forrester, do ano passado, vê com
bons olhos a manutenção dos aportes nesse quesito, uma vez que seguem
garantindo excelentes retornos. Destaque especial à otimização de preços e
estoque, análises de tendências e inteligência competitiva. Aposte nisso o
quanto antes.
Com certeza, a IA, aplicada ao pricing, vai ser
um dos diferenciais competitivos neste novo ano. Afinal, é a solução ideal à gestão
e às vendas. Quem não seguir esse fluxo, ficará para trás. É hora de rever
estratégias.
Apostas para o
varejo digital em 2023
- e-Wallet: a carteira digital armazena as funções de
crédito, débito e dinheiro. O consumidor só precisa de um aplicativo em seu
smartphone para fazer compras com toda a comodidade nas lojas físicas. Essa
tecnologia pode, inclusive, armazenar vale-compras, cartões de presente, entre
outras possibilidades.
- Omnicalidade: será cada vez maior a integração entre canais
físicos e virtuais. Os múltiplos canais de compra vieram realmente para ficar.
- Social commerce: as redes sociais serão cada vez mais
estratégicas para impulsionar e incrementar vendas.
- Chatbots: com a inteligência artificial, deve se
desenvolver ainda mais o sistema de atendimento e vendas, ou seja,
aperfeiçoando a jornada do consumidor. Novas possibilidades e funcionalidades
gerarão maior competitividade e auxiliarão na fidelização de clientes.