DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Bons motivos para adotar as metodologias ágeis no seu dia a dia

Bons motivos para adotar as metodologias ágeis no seu dia a dia
DNA de Inovação
mai. 3 - 4 min de leitura
000


Se busca eficiência e agilidade nas entregas e prazos, esse é o melhor caminho para dar um up nos processos da sua empresa

Se está na hora de rever processos e melhorar a gestão de projetos na sua organização, é fundamental dedicar uma atenção especial às metodologias ágeis. O sucesso dessas ferramentas está no perfeito alinhamento entre as dinâmicas de cada setor e também depende do engajamento dos times.

Sinônimo de eficiência e agilidade, as metodologias ágeis garantem entregas com prazos curtos e mais interação entre as equipes. Em termos de inovação, trata-se de um elemento primordial para assegurar as transformações necessárias.

As metodologias ágeis tiram projetos inovadores do papel e provocam disrupções. Após o primeiro passo, basta garantir que esses processos sejam revistos e melhorados continuamente.

Na prática

As metodologias ágeis, para quem não tem muita familiaridade com o tema, permitem mensurar resultados tendo como base um produto já finalizado. No caso do modelo Agile, por exemplo, vale lembrar que ele é baseado em ciclos iterativos   e incrementais, que resultam em adaptabilidade e flexibilidade às atividades desenvolvidas.

O modelo Agile otimiza processos e garante que aumente também a eficiência do negócio, pois ele gera uma comunicação mais assertiva entre os times. Tudo isso, é claro, com uma excelente adaptação e supervisão dos ciclos, afinal, é preciso flexibilidade para mudar a qualquer momento.

Escolha a metodologia ágil ideal para o seu negócio

Que tal começar esse processo por meio de uma análise SWOT? Lembre-se que, para garantir o êxito de uma metodologia ágil, você precisa de um ambiente favorável e de equipes comprometidas com o negócio

Pela análise SWOT, você identifica aspectos positivos (como oportunidades e forças) e negativos (ameaças e fraquezas) da instituição para avaliar a necessidade de implantação de uma nova cultura organizacional. Feito o dever de casa, é só escolher a melhor metodologia ágil. Veja:

  • Scrum: garante a criação de soluções inovadoras e agiliza os processos operacionais e administrativos. Garante um bom aumento da produtividade e assertividade no planejamento.

 

  • Lean: tem impacto direto na redução de custos e na diminuição da complexidade das atividades desenvolvidas, ou seja, melhora a produtividade dos colaboradores, garante boas entregas e favorece o compartilhamento de informações. É perfeito para eliminar desperdícios.

 

  • Kanban: baseado em checklists, é uma das metodologias ágeis mais fáceis de ser aplicada. Vai bem em qualquer tipo de projeto. Destaca-se por oferecer uma visão do desenvolvimento do produto, pois é dividido em etapas de evolução.

Eficiente, segue o seguinte roteiro:

  1. To Do: atividades que precisam ser realizadas
  1. Doing: atividades que estão sendo realizadas
  1.  Done: atividades que já foram finalizadas, avaliadas e aprovadas pela equipe.


  • Smart: o caminho ideal para estruturar projetos bem realistas. Segue os seguintes pilares:

 

  1. S (specific) – A meta deve ser bem específica e objetiva
  2. M (measurable) – A meta precisa ser mensurável, ou seja, deve ter  números exatos para provar a eficiência do processo
  3. A (attainable) – As metas desenhadas precisam ser desafiadoras e de possível alcance para todos os times
  4. R (relevant) – Metas relevantes são fundamentais para o resultado da organização ou processo
  5. T (time-related) – Determinação de um deadline para a entrega do projeto, com o objetivo de estimular a equipe.

 

  • Feature Driven-Development (FDD): dividida nas etapas de planejamento e construção, essa metodologia é focada no desenvolvimento do produto de acordo com as suas funcionalidades.

 

Aposte sem medo nas metodologias ágeis. Elas garantem adaptabilidade (foco na entrega de valor para o cliente), colaboração entre equipes (grupos multidisciplinares encontram soluções em um ambiente colaborativo e motivador), comunicação assertiva (estabelece o diálogo e favorece a troca de ideias), flexibilidade e produtividade (reduzindo burocracias, há mais autonomia e os procedimentos ficam mais simplificados), entre outras vantagens. O seu negócio vai conquistar voos cada vez mais altos! Afinal, em tempos de intensa concorrência, ficar para trás não é nada recomendado.



Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você