Já parou para pensar no futuro do seu negócio? Busca otimizar processos e abrir espaço para a troca de ideias? Se precisa de insights disruptivos, vale a pena acompanhar o bate-papo com Cassiano Piekarski
Para muita gente, um concurso público é mais do que suficiente para garantir uma vida estável e sem maiores preocupações. Há, no entanto, quem não consiga enxergar um futuro interessante dessa forma e opte por encarar desafios para construir uma jornada profissional empolgante.
Essa inquietação tomou conta dos pensamentos de Cassiano Piekarski, que tinha uma carreira acadêmica consolidada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Ponta Grossa. Disposto a inovar, ele decidiu abrir mão da estabilidade para empreender.
“Não foi uma decisão fácil, mas foi bem pensada e trabalhada”, fala.
Com o apoio da esposa, família e amigos, Piekarski se dedica à inovação estratégica corporativa por meio da inbix - de forma simples, mas voltada a resultados. Cassiano encontrou demandas reprimidas na região dos Campos Gerais e viu aí uma chance imperdível.
“Começamos, em 2022, como uma venture capital para investir em startups. Nessa jornada, percebemos que muitas empresas queriam estar junto, acompanhar os pitches, e entender como essas startups usam tecnologia e softwares. Daí, a gente viu aí a oportunidade de poder monetizar uma operação”, fala.
Nesse episódio do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, o CEO e cofundador da inbix revela como modificou a realidade de muitas empresas com a inovação estratégica e usando ferramentas poderosas - a educação é uma delas. Na prática, aposta, por exemplo, na busca de soluções de inovação aberta que possam transformar o futuro de um empreendimento, seja por meio de novos clientes e/ou canais, modelos de negócio ou aumento de margens.
Com ações voltadas ao corporate e também as pequenas e médias empresas, a inbix também mostra como é possível mensurar os resultados da inovação no dia a dia. Prepare-se para insights poderosos.
Quer saber mais detalhes das ações da inbix? Uma dica: prepare-se para a segunda edição do inbixexperience.
Dicas para tornar a inovação estratégica uma realidade
Afinal, o que significa a inovação estratégica? O conceito diz respeito à criação e implementação de novas abordagens que diferenciam uma empresa de seus concorrentes e criam valor sustentável a longo prazo. Veja alguns insights primordiais:
- Conheça tudo sobre o
mercado e seus clientes. Acompanhe tendências e mudanças de comportamento
do consumidor.
- Abra espaço para a cultura
de inovação. Dê espaço à criatividade e à experimentação.
- Crie times com foco na
diversidade e promova um ambiente bastante colaborativo.
- Investimentos em Pesquisa
e Desenvolvimento (P&D) são fundamentais.
- Use e abuse da inovação
aberta.
- Utilize a tecnologia a seu
favor. Implemente um processo de
gestão de ideias.
- Experimente, faça testes,
aprenda com os erros e ajuste as estratégias quando necessário.
- Mantenha o foco no
cliente.
- Para fechar, siga essa ideia: pense a longo prazo, mas aja rápido.
Seguindo à risca esses passos, dá para criar um ambiente propício para a inovação e garantir que sua empresa se mantenha competitiva e relevante em um mercado em constante mudança. Monitore o desempenho e aprenda continuamente. Boa sorte!
Assista ao episódio completo 🤩
Quer saber tudo sobre o evento, que ocorre de 24 a 26 de setembro em Ponta Grossa? Fica a dica: confira o bate-papo de Cassiano Piekarski, CEO e cofundador da inbix, com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina.
A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify) traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.
- Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.
- Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.