Para inovar não precisamos de rios de dinheiro. Tá. Talvez precise de um córrego de dinheiro, mas o que precisamos mesmo são de problemas que precisam ser resolvidos, de pessoas com boas ideias, vontade de dobrar as mangas e pôr a mão na massa. Pessoa que tem criatividade, visão e no meu ponto de vista, muita persistência, pois criar algo novo ou até mesmo reformular algo que estava sendo feito a anos, ou décadas não é um trabalho muito fácil.
Deve se realizar um estudo bem detalhado de todo o processo existente, fazer uma análise detalhada de todas as etapas do processo, verificar o que pode-se melhorar, verificar a possibilidade de reestruturação. Não é fácil inserir ideias novas em uma organização que já está operando, vamos se dizer às vezes por anos ou até décadas daquele mesmo modus operandi. Quem tiver essa missão deverá mostrar todos os indicadores do processo atual (valor do produto detalhado, por mão de obra, valor matéria-prima, energia, custo de armazenamento, embalagem, transporte, etc...), para poder ser comparado com a inovação proposta.
Precisa a pessoa que for apresentar estas informações ser clara e objetiva, não ficar enrolando, quanto objetiva a apresentação de dados for, mais fácil pode ser o seu entendimento, sem muitos rodeios. Muitas vezes a atitude da pessoa que está propondo essas mudanças pode encorajar o cliente, patrão ou quem quer que esteja na sua frente.