⚠️Você pode escutar e ver o Quebrando Cuca ao final dessa matéria.
Com o boom do e-commerce e os avanços tecnológicos, o segmento guarda grandes possibilidades aos empreendedores. Veja dois cases de sucesso na área para se inspirar ainda mais.
Planejamento, criatividade e insights poderosos
fazem toda a diferença na construção da jornada empreendedora. Se você tem um
sonho e está disposto a tirá-lo do papel, vale a pena conhecer um pouco da
história de startups que estão revolucionando o setor varejista.
A PocketGo, por exemplo, tem a missão de deixar os
supermercados mais próximos dos seus clientes. Desde o início das atividades,
uma das barreiras foi vencer o conservadorismo que domina o setor.
Para o CEO da PocketGo, Kristhian Santos, o futuro empreendedor precisa fazer a lição de casa direitinho na fase de ideação.
“Tem que entender se o mercado está disposto a absorver a sua ideia”, completa.
De fato, essa validação é o passaporte para voos maiores. Afinal, não esqueça: sem clientes, não há negócio.
“Nossa solução precisa ser um facilitador para a vida das pessoas”, completa Santos.
Entusiasta da inovação e apaixonado por cada passo dado no ecossistema, Paulo Colombelli, da Pet Me! Marketplace, startup que se propõe a unir todo o universo pet (empresas, produtos, serviços e tutores) num único clique, partiu de uma dor comum à de milhares de pessoas para dar início ao negócio.
“Faltava um aplicativo que facilitasse agendar um banho e tosa ou mesmo marcar uma consulta com o veterinário”, fala.
Em sua jornada, Colombelli percebeu como a tecnologia é uma ferramenta necessária. Ele reconhece que, sem ela, seu negócio seria inviável.
“É uma realidade que veio para ficar. Ela trouxe comodidade e quem não souber utilizar vai ficar obsoleto”, reitera.
Com tantas experiências marcantes, fica a dica: clique
aqui e confira o bate-papo de Kristhian Santos, da PocketGo, e
de Paulo Colombelli, da Pet Me! Marketplace,
com o professor e doutor Dornelles Vissotto Jr., da UFPR, que é mentor e
analista de investimentos de venture capital e smart money para aceleradoras de
startups e fundos de investimento da Condor Connect. A conversa faz parte do
programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras traz temas
e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os
mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do
empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a
diferença.
Insights poderosos para quem quer empreender no setor varejista nos próximos anos.
Fique atento: uma pesquisa do Google, em parceria
com a fornecedora de inteligência empresarial Euromonitor, revela que o
e-commerce brasileiro seguirá em crescimento - com uma expectativa de expansão
de 42% até 2025.
Diante desse cenário, o segmento será responsável
por 39% do aumento total de vendas no varejo. Não dá para perder as
oportunidades empreendedoras presentes nesse mercado. Acompanhe alguns
insights:
●
Lembre-se: o novo consumidor busca uma
experiência ao comprar. De acordo com um estudo da Oppinon Box, 86% dos
clientes concordam que a tecnologia auxilia no momento de comprar alguma coisa.
Por isso, chats on-line e chatbots devem crescer muito, tudo isso com a missão
de facilitar a integração com o off-line e reforçar a estratégia omnichannel.
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Prepare-se para o amadurecimento e
crescimento dos marketplaces. O estudo da Oppinon BOX mostra que 90% dos
consumidores utilizam esses espaços para fazer pesquisas antes de efetuar uma
compra. Os varejistas, diante desse comportamento, devem procurar cada vez mais
essas plataformas.
Preparado para começar a empreender? Fique de olho no mercado de varejo, arregace as mangas e boa sorte!