Com a pandemia e o boom tecnológico,
o setor varejista passou por grandes transformações e as revoluções estão
apenas começando…
Estrategicamente,
o varejo é um setor precioso para o desenvolvimento da sociedade brasileira e
ainda assegura o fortalecimento da economia. Responsável pelo maior número de
empregos formais no país, a área tem um impacto de 47,4% no Produto Interno
Bruto (PIB).
Não à toa, o
setor varejista cresce a todo vapor e é um celeiro de oportunidades para os
empreendedores. Em termos de inovação, tornou-se um espaço rico em
possibilidades diante das demandas dos clientes e da necessidade do mercado em
integrar o físico com o digital.
Responsável
por atender o consumidor final, o varejo está em ebulição desde o início das
medidas preventivas contra o coronavírus. A necessidade do isolamento social
fez com que o setor se antecipasse em inovações e atuasse com força total no
digital.
Não à toa, o
varejo digital é muito mais que tendência. Tornou-se uma medida obrigatória
para assegurar competitividade e garantir uma boa performance às empresas.
Em outras
palavras, a integração das marcas com os ambientes digitais, que reúnem cada
vez mais consumidores, tornou-se peça-chave para conquistar bons resultados.
Entre as principais tendências, destacam-se:
- Consumidor no centro das ações: o consumidor é o alvo principal para toda e qualquer
iniciativa desenvolvida.
- Atendimento omnichannel: é uma das bases do varejo digital, que promove a integração
entre os diversos canais de vendas. Isso inclui, por exemplo, ferramentas de dados como ERPs e CRMs.
- Jornada de experiências únicas aos clientes: agregar valor a todas as etapas que
envolvem o consumidor, por meio, por exemplo, da personalização e automatização
de mensagens. É um diferencial e tanto.
- Presença em marketplaces: se montar um e-commerce é um investimento acima do seu
orçamento nesse momento, dá para se programar e participar de marketplaces como
Shopee, Magalu e Mercado Livre.
- Variação no gateway de pagamento: cada vez mais exigentes, os consumidores têm anseio por
variadas formas de pagamento (leia-se cartão, boleto e PIX).
Conheça
as principais empresas do setor de varejo
- Supermercados,
hipermercados e atacarejos
- Farmácias
- Lojas de vestuário
- Lojas de materiais de
construção
- Lojas de móveis e
decoração
- Concessionárias de
veículos
- Lojas de
eletroeletrônicos
- Lojas de itens
esportivos
- Lojas de materiais de
escritório
- Lojas de produtos pet
- Livrarias
Boas razões para investir no varejo digital
- Não dá para deixar de aproveitar
os novos hábitos dos consumidores na fase pós-pandemia: diante da transformação
digital, as pessoas estão cada vez mais conectadas. Amplie a sua
participação nesse mercado.
- Há uma boa redução nos custos
das operações:
na ponta do lápis, uma loja física tem muitos gastos (operador de caixa,
estoquista, vitrinista, entre muitos outros). No varejo digital, a grande
maioria deles não existe.
- Dá para ampliar o alcance do seu
negócio: o
acesso sem fronteiras, garantido pelo varejo digital, amplia
oportunidades.
- Assegura atendimento 24 horas: não há horário para vendas no
varejo digital. O imediatismo é uma realidade no dia a dia do consumidor
pós-pandemia.
- Faça a integração dos canais de
vendas: invista
nisso sem medo. A possibilidade, por exemplo, de comprar no site e retirar
na loja física ou em outro ponto faz a diferença e agrega valor.
- É essencial automatizar os
processos do funil: quanto mais automatizadas forem as suas ações no varejo digital,
maiores serão as chances de excelentes negócios. Muito além das landing
pages nas suas estratégias, aposte em recursos (envio de mensagens, por
exemplo) com potencial para aumentar as conversões em cada fase da jornada
de compra.
- Com o apoio e monitoramento de
indicadores, otimize a estratégia: informações fazem toda a diferença para melhorar e
desenvolver processos, além de ajudar você a conhecer melhor o seu
público. Dá para aproveitar oportunidades e ainda prever ou reduzir
falhas. O chamado varejo mensurável, como esse modelo, assegura a
otimização constante.
De fato, o digital
trouxe “n” possibilidades ao varejo. Adotar o modelo dropshipping, sem precisar
trabalhar com estoque físico, é outro ponto interessante que merece a sua
atenção. Escolha a melhor estratégia para a sua empresa e conquiste boas
vendas. Só não vale ficar para trás…
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