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Varejo by Grupo CondorVOLTAR

Afinal, qual é o tamanho e a força do varejo?

Afinal, qual é o tamanho e a força do varejo?
DNA de Inovação
fev. 3 - 5 min de leitura
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Com a pandemia e o boom tecnológico, o setor varejista passou por grandes transformações e as revoluções estão apenas começando…

 

Estrategicamente, o varejo é um setor precioso para o desenvolvimento da sociedade brasileira e ainda assegura o fortalecimento da economia. Responsável pelo maior número de empregos formais no país, a área tem um impacto de 47,4% no Produto Interno Bruto (PIB).

 

Não à toa, o setor varejista cresce a todo vapor e é um celeiro de oportunidades para os empreendedores. Em termos de inovação, tornou-se um espaço rico em possibilidades diante das demandas dos clientes e da necessidade do mercado em integrar o físico com o digital.

 

Responsável por atender o consumidor final, o varejo está em ebulição desde o início das medidas preventivas contra o coronavírus. A necessidade do isolamento social fez com que o setor se antecipasse em inovações e atuasse com força total no digital.

 

Não à toa, o varejo digital é muito mais que tendência. Tornou-se uma medida obrigatória para assegurar competitividade e garantir uma boa performance às empresas.

 

Em outras palavras, a integração das marcas com os ambientes digitais, que reúnem cada vez mais consumidores, tornou-se peça-chave para conquistar bons resultados. Entre as principais tendências, destacam-se:

 

  • Consumidor no centro das ações: o consumidor é o alvo principal para toda e qualquer iniciativa desenvolvida.

 

  • Atendimento omnichannel: é uma das bases do varejo digital, que promove a integração entre os diversos canais de vendas. Isso inclui, por exemplo,  ferramentas de dados como ERPs e CRMs.

 

  • Jornada de experiências únicas aos clientes: agregar valor a todas as etapas que envolvem o consumidor, por meio, por exemplo, da personalização e automatização de mensagens. É um diferencial e tanto.

 

  • Presença em marketplaces: se montar um e-commerce é um investimento acima do seu orçamento nesse momento, dá para se programar e participar de marketplaces como Shopee, Magalu e Mercado Livre.

 

  • Variação no gateway de pagamento: cada vez mais exigentes, os consumidores têm anseio por variadas formas de pagamento (leia-se cartão, boleto e PIX).

 

Conheça as principais empresas do setor de varejo

 

  • Supermercados, hipermercados e atacarejos
  • Farmácias
  • Lojas de vestuário
  • Lojas de materiais de construção
  • Lojas de móveis e decoração
  • Concessionárias de veículos
  • Lojas de eletroeletrônicos
  • Lojas de itens esportivos
  • Lojas de materiais de escritório
  • Lojas de produtos pet
  • Livrarias

Boas razões para investir no varejo digital

  1. Não dá para deixar de aproveitar os novos hábitos dos consumidores na fase pós-pandemia: diante da transformação digital, as pessoas estão cada vez mais conectadas. Amplie a sua participação nesse mercado.

 

  1. Há uma boa redução nos custos das operações: na ponta do lápis, uma loja física tem muitos gastos (operador de caixa, estoquista, vitrinista, entre muitos outros). No varejo digital, a grande maioria deles não existe.

 

  1. Dá para ampliar o alcance do seu negócio: o acesso sem fronteiras, garantido pelo varejo digital, amplia oportunidades.

 

  1. Assegura atendimento 24 horas: não há horário para vendas no varejo digital. O imediatismo é uma realidade no dia a dia do consumidor pós-pandemia.

 

  1. Faça a integração dos canais de vendas: invista nisso sem medo. A possibilidade, por exemplo, de comprar no site e retirar na loja física ou em outro ponto faz a diferença e agrega valor.

 

  1. É essencial automatizar os processos do funil: quanto mais automatizadas forem as suas ações no varejo digital, maiores serão as chances de excelentes negócios. Muito além das landing pages nas suas estratégias, aposte em recursos (envio de mensagens, por exemplo) com potencial para aumentar as conversões em cada fase da jornada de compra.

 

  1. Com o apoio e monitoramento de indicadores, otimize a estratégia: informações fazem toda a diferença para melhorar e desenvolver processos, além de ajudar você a conhecer melhor o seu público. Dá para aproveitar oportunidades e ainda prever ou reduzir falhas. O chamado varejo mensurável, como esse modelo, assegura a otimização constante.

De fato, o digital trouxe “n” possibilidades ao varejo. Adotar o modelo dropshipping, sem precisar trabalhar com estoque físico, é outro ponto interessante que merece a sua atenção. Escolha a melhor estratégia para a sua empresa e conquiste boas vendas. Só não vale ficar para trás…

O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀. Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br , ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613. Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui! Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡

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