DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Soft SkillsVOLTAR

ACTALK-UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA

ACTALK-UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA
estefanio silva
fev. 10 - 4 min de leitura
000

Actalk: Uma tecnologia assistiva com o propósito de promover a comunicação tátil para surdo-cego através de um dispositivo móvel.

O principal objetivo desse projeto, é promover a comunicação háptica, a distância, por meio de dispositivos eletrônicos, que facilitem a comunicação das pessoas com deficiência audiovisuais. A comunicação háptica é a comunicação tátil, cujo objetivo é transmitir informações através de contatos e/ou sinais que podem ser percebidos com o tato, esse tipo de comunicação já era existente, porém, pouco promovido.

O “AcTalk” é constituído por um app mobile e um software para uso no smartwatch. A conexão entre o smartphone e o smartwatch se dará via internet, possibilitando a comunicação entre os envolvidos, independente da distância. Através de vibrações, o usuário surdocego poderá receber informações dos seus contatos, estes previamente cadastrados na app mobile. Já o envio de mensagem, será proporcionado por toques na tela do smartwatch (posição dos dedos na tela, pressão do toque, tempo de toque etc).

Além do envio e recebimento de mensagens, alguns comandos (vibrações) serão usados para alertar o usuário surdocego sobre, por exemplo, a finalização de uma sequência de mensagens entre os envolvidos na comunicação,  necessidade de correção de mensagem enviada em momento imediatamente anterior, envio de mensagem com sucesso, falha no envio da mensagem etc.

JUSTIFICATIVA

A principal motivação deste trabalho é fornecer uma ferramenta que permita, aos surdocegos uma comunicação eficaz, através de um dispositivo móvel, com o uso da comunicação tátil, ampliando a possibilidade dessas pessoas se comunicarem, o público alvo inicialmente era a comunidade surda, em contato com possíveis interessados, fomos sinalizados de uma necessidade maior no público surdo-cego, com isso, todos os nossos esforços se voltaram para atender as expectativas desse público e interessados.

PROBLEMATIZAÇÃO 

Atualmente, existem diversas famílias, que possuem parentes ou mesmo cônjuges, com alguma deficiência audiovisual (surdo-cega). A comunicação com a pessoa surdo-cega é realizada através do tato físico/pessoal, e hoje, existem diversos sinais, que permitem através do tato, a comunicação com o público surdo-cego, porém limitada ao tato físico/pessoal. Esse tipo de comunicação, por sua vez, não é tão simples, e tem suas limitações, por isso a necessidade de criar um software, o Actalk, que viabilize a comunicação das pessoas surdo-cegas com seus familiares mesmo não estando tão perto.

CONCLUSÃO

De fato, existe um longo caminho pela frente, o trabalho realizado aqui, visa dar um fôlego de esperança para as pessoas que possuem necessidades especiais, buscando promover a inclusão das mesmas, e atender suas necessidades por meio da tecnologia. 

Esse trabalho, originalmente, fora voltado para o público surdo, apenas, porém, ao apresentar a idéia para os envolvidos e interessados, fomos sinalizados de que as pessoas surdo-cegas se beneficiarão muito mais desse projeto, foi então que recomeçamos as pesquisas, e re-avaliamos a abordagem da comunicação tátil a distância por meio de dispositivo eletrônico, a fim de atender ao novo contexto e público outrora fora do nosso contexto particular.

Atuamos em um contexto experimental, para o desenvolvimento do dispositivo eletrônico que permitirá a comunicação tátil para o público surdo-cego, inicialmente fora pensado em um hardware exclusivo, mas dado o escopo, tempo e recursos disponíveis, optamos por um dispositivo já pronto, o smartwatch, que possui as funcionalidades que precisamos, e está disponível de maneira regular no mercado.



Participe do grupo Soft Skills e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você